Dimensity 9200 usa CPU de 3,05 GHz, tem suporte a Wi-Fi 7, 5G (mmWave) e sub-6GHz, alta eficiência energética e utiliza inteligência artificial
16/11/2022
Tamanho fonte
Por redação AIoT Brasil
De olho no mercado de smartphones mais avançados (e mais caros), a MediaTek lançou o Dimensity 9200. Segunco a empresa, mais do que um processador, ele é uma plataforma completa: tem eficiência energética inteligente, oferecendo experiências de jogos imersivas por mais tempo, captura de imagem ultra nítida e suporte para conectividade 5G de ondas milimétricas (mmWave) e sub-6GHz.
“O Dimensity 9200 combina o melhor desempenho com economia significativa de energia, prolongando a vida da bateria e evitando o aquecimento do smartphone”, disse JC Hsu, vice-presidente corporativo e gerente geral da unidade de negócios de comunicações sem fio da MediaTek. “Com captura de imagens mais brilhantes e velocidades de jogos superiores, além dos mais recentes aprimoramentos no display, o Dimensity 9200 trará novas possibilidades para smartphones da próxima geração apresentarem uma variedade de formatos elegantes e dobráveis.”
O Dimensity 9200 é o primeiro chip de smartphone com uma CPU Arm Cortex X3 ultra-core com velocidades de operação acima de 3 GHz e o primeiro com a GPU (processador gráfico) Arm Immortalis, que oferece a tecnologia de Ray-Tracing baseada em hardware. Essa técnica requer um altíssimo poder de GPU, pois ela desenha os raios de luz e reflexos dos jogos exatamente como no mundo real.
O chipset também inclui a tecnologia de jogos Hyper Engine 6.0, da MediaTek, para ação rápida e fluida, permitindo que os jogadores mergulhem em cada cena, mostrando os mínimos detalhes de cenários e personagens. Com suporte para jogos de desempenho extremo, resolução detalhada e designs de telas dobráveis e estendidas, a tecnologia MediaTek MiraVision 890 do chipset dá vida ao conteúdo.
Líder em eficiência energética com sua tecnologia eXtreme Power Saving para tarefas de super-resolução utilizando Inteligência Artificial (chamada pela sigla de IA-SR, de Super Resolution) e redução de ruído também usando IA (chamada pela sigla de IA-NR, de Noise Reduction), o Dimensity 9200 oferece até 35% de economia de energia para captura de vídeo 4K HDR com o IA-NR, além de economia de energia AI-SR em todas as aplicações visuais.
Os aprimoramentos da unidade de processamento de IA de sexta geração do chipset (APU 6.0) incluem velocidades de frequência de pico até 18% mais rápidas e 30% de eficiência energética em comparação com a APU da quinta geração.
O Dimensity 9200 é a primeira plataforma de smartphone pronta para Wi-Fi 7, compatível para taxas de transferências dados de até 6,5 Gbps. O chipset também integra um modem 5G avançado com suporte de IA para busca de rede mais rápida, recuperação de conexão 5G fora de zonas mortas e outros aprimoramentos inteligentes de conectividade. Oferece também experiências 5G fluida, alternando rapidamente entre conexões de longo alcance sub-6 GHz e mmWave super-rápidas.
Os usuários podem se conectar em qualquer lugar graças à tecnologia de coexistência de Bluetooth e Wi-Fi da MediaTek, permitindo que Wi-Fi, áudio de dispositivos Bluetooth de baixa energia (LE) e periféricos sem fio, como gamepads, se conectem ao mesmo tempo sem interferência. Além disso, o sistema de antena dupla do chipset alterna de forma inteligente entre desempenho extremo e antenas de potência ultrabaixa com base nas necessidades do usuário em tempo real.
O Dimensity 9200 também inclui o processador de sinal de imagem Imagiq 890, que, para as câmeras dos smartphones, suporta captura de imagens mesmo com pouca luz, luz forte ou outro ambiente. Com o primeiro suporte nativo para sensores de cores RGBW, os smartphones equipados com o Dimensity 9200 podem evitar a conversão Bayer, fornecendo até 34% mais economia de energia do que as soluções da concorrência.
Além disso, os usuários podem criar vídeos cinematográficos ainda melhores e usar a tecnologia de desfoque de movimento IA superior graças à tecnologia de captura de fotos AI-NR rápida e precisa da MediaTek. Para fazer vídeos, o Video Stream Engine combina a CPU, GPU e o ISP (Image Signal Processor, ou Processador de Sinal de Imagem), do chipset, permitindo que os fabricantes de dispositivos adicionem aprimoramentos exclusivos de vídeo de IA que são consideravelmente mais rápidos e de baixo consumo de energia.
Os smartphones equipados com o chipset Dimensity 9200 estarão disponíveis no mercado até o fim de 2022. Para saber mais sobre o portfólio Dimensity da MediaTek, visite: https://i.mediatek.com/mediatek-5g.