Futurecom 2024 começa hoje em SP: o que esperar do evento
Congresso de inovação e tecnologia tem como tema central a conectividade e as novas relações entre pessoas e máquinas
08/10/202429/11/2021
Por redação AIoT Brasil
A MediaTek anunciou o lançamento do Pentonic 2000, o primeiro sistema em um chip (SoC) para TV digital com tecnologia de 7 nanômetros, desenvolvida pela empresa parceira TSMC. O sistema vai equipar a nova geração de televisores 8K que será lançada no mercado global no segundo trimestre de 2022.
De acordo com a MediaTek, o Pentonic 2000 foi construído com a tecnologia avançada de processo N7 e proporciona desempenho e eficiência energética de alto nível, engine aprimorado de inteligência artificial, Motion Estimation and Motion Compensation (MEMC), Versatile Video Coding (VVC) e tecnologia picture-in-picture (PiP). O sistema também oferece soluções inéditas para as atuais demandas do mercado, entre as quais o primeiro chip comercial de TV 8K com suporte de mídia VVC H.266 e o primeiro SoC compatível com monitores de 8K 120Hz com mecanismo MEMC integrado.
Com uma unidade de processamento (CPU) e uma placa de vídeo (GPU) mais velozes, o Pentonic 2000 conta ainda com expansão de memória e armazenamento UFS 3.1 ultrarrápido. A isso se soma o suporte de conectividade sem fio para modem móvel MediaTek Wi-Fi 6E e 5G adicional. Além disso, dispõe de um processador de IA que alimenta as tecnologias 8K IA Super Resolution e Intelligent View, a fim de oferecer suporte a monitores PiP ou picture-by-picture (PbP).
A tecnologia de 7 nanômetros da TSMC recebeu o Prêmio IEEE 2021 de Inovação Corporativa e, comparada com o processamento de 16 nanômetros utilizada em aplicações de eletrônicos de consumo, assegura um aumento de 30% na velocidade, redução de 55% no consumo de energia e expansão de mais de três vezes em densidade lógica, segundo a MediaTek. Também fornece IA com potência inédita em eletrônicos de consumo, em tarefas como o dimensionamento inteligente para acessar mídias de alta definição, e permite a compreensão rápida dos comandos de voz do usuário.
Mike Chang, vice-presidente corporativo de mídia e gerente-geral da área de smart home business da MediaTek, disse que o Pentonic 2000 é a vanguarda do design de smart TVs, graças à sua capacidade de fornecer aos consumidores imagens ricas e nítidas, tela brilhante e áudio nítido, assim como uma experiência de usuário inteligente e intuitiva. “É uma satisfação anunciar esse último marco da nossa longa história de colaboração com a TSMC e esperamos novos avanços tecnológicos em breve”, afirmou.
Kevin Zhang, vice-presidente sênior de desenvolvimento comercial da TSMC, acrescentou: “Ao adotar o processo N7 da TSMC, a MediaTek está trazendo tecnologia capaz de levar aplicativos de superprocessamento à sala dos consumidores e oferecer a eles uma experiência de mídia verdadeiramente de última geração.”
#inteligência artificial#MediaTek#Pentonic 2000#smart TV#TV 8K#TV digital
Congresso de inovação e tecnologia tem como tema central a conectividade e as novas relações entre pessoas e máquinas
08/10/2024Pesquisa do Gartner indica que a maioria dos recursos deverá ser aplicada em IA, IA generativa e segurança cibernética
01/10/2024Conferência de dois dias dedicada a desenvolvedores apresentará as novidades da empresa e poderá ser assistida online
25/09/2024