MediaTek lança chip Dimensity 9400+ para smartphones flagship com IA
Novo chipset impulsiona aplicações de inteligência artificial generativa e IA agêntica localmente e investe na autonomia de bateria
11/04/2025
Tamanho fonte
Por Daniel dos Santos
Com foco em smartphones flagship, a MediaTek anunciou o lançamento do Dimensity 9400+. Segundo a empresa, o processador oferece recursos avançados de IA generativa e agêntica, além de outros aprimoramentos de desempenho. O novo chip é compatível com os mais recentes LLMs (Grandes Modelos de Linguagem), além de possuir um design de alta eficiência energética.
O Dimensity 9400+ utiliza o design All Big Core, que integra um núcleo Arm Cortex-X925 operando a até 3,73 GHz, juntamente com três núcleos Cortex-X4 e quatro núcleos Cortex-A720. Essa onfiguração acelera o desempenho em tarefas únicas ou em multi-thread para usuários de celulares Android.
“O MediaTek Dimensity 9400+ torna mais fácil oferecer experiências inovadoras e personalizadas de IA no dispositivo, aliado a um desempenho geral aprimorado para garantir que este possa lidar com todas as tarefas facilmente”, disse JC Hsu, vice-presidente da MediaTek. “Estamos trabalhando em estreita colaboração com desenvolvedores e fabricantes para continuar construindo um ecossistema robusto de aplicações de IA e outras funções que proporcionarão uma série de benefícios de velocidade e privacidade aos consumidores.”
Equipado com a NPU 890 da MediaTek, o Dimensity 9400+ suporta uma ampla variedade de LLMs. O chipset suporta Mixture-of-Experts (MoE), Multi-Head Latent Attention (MLA), Multi-Token Prediction (MTP) e inferências FP8 com velocidades de “raciocínio” mais rápidas. Ele também oferece um desempenho de IA agêntica 20% mais veloz com Speculative Decoding+ (SpD+). Além disso, o Dimensity Agentic AI Engine (DAE) facilita aos desenvolvedores a conversão de aplicações de IA tradicionais em sofisticados recursos de IA agêntica.
O Dimensity 9400+ integra uma GPU Arm Immortalis-G925 de 12 núcleos, que melhora a experiência visual em jogos ao trazer recursos típicos dos PCs para smartphones com suporte para micromapa de opacidade (OMM), para gerar efeitos mais realistas. Isso faz com que elementos de videogames, como vegetação, cabelo ou penas, por exemplo, pareçam mais reais e tridimensionais, sem afetar o desempenho.
Já o MediaTek Imagiq 1090 permite gravar vídeos em HDR em toda a faixa de zoom, possibilitando aos usuários melhorarem a captura da imagem, mesmo em longas distâncias. E a tecnologia Smooth Zoom da MediaTek proporciona uma captura fluida de pessoas em movimento, ao mesmo tempo em que permite aos usuários isolarem a imagem e o áudio desejados em cada cena.
Os primeiros smartphones com o MediaTek Dimensity 9400+ chegam ao mercado ainda em abril.