MediaTek anuncia soluções RedCap para turbinar dispositivos de IoT
Companhia apresenta a tecnologia de modem RedCap e uma família de chipsets para acelerar a transição para o 5G-NR em aplicações de internet das coisas
17/11/202326/06/2024
Por redação AIoT Brasil
A MediaTek e a Ericsson anunciaram a realização com sucesso no Brasil de testes de funcionalidade e compatibilidade do produto Ericsson 5G Reduced Capability (RedCap) para futura implementação de uma rede 5G Standalone (5G SA).
Segundo as empresas, o RedCap NR representa um passo importante na evolução das redes 5G e na expansão do ecossistema de dispositivos 5G. O software de rede de acesso por rádio (RAN) da Ericsson é projetado para suportar tanto casos de uso de nível intermediário já existentes quanto novos, como em dispositivos portáteis, weareables (vestíveis) e de IoT industrial, reduzindo a complexidade, o consumo de energia e estendendo a vida útil da bateria, de acordo com a companhia.
Os testes de interoperabilidade do RedCap foram realizados em um ambiente de prova, com a Ericsson fornecendo a infraestrutura RAN 5G e a solução RedCap, e a MediaTek equipando sua plataforma de dispositivo T300, com compatibilidade para 3GGP R17 e RedCap. “Os testes foram um sucesso, com conexão às faixas corretas e otimização da banda”, afirma Samir Vani, diretor de desenvolvimento de negócios da MediaTek para América Latina.
De acordo com os especialistas envolvidos, o teste demonstrou alocação adequada de banda, desempenho e compatibilidade, destacando o potencial dos dispositivos RedCap para expandir o ecossistema 5G e atender a casos de uso que ainda não são atendidos da melhor maneira pelas especificações 5G atuais.
Marcos Scheffer, vice-presidente de redes e serviços da Ericsson para o Cone Sul da América Latina diz: “Esta conquista reflete o compromisso da Ericsson em avançar com tecnologias de ponta que elevam as experiências de conectividade. À medida que as operadoras continuam investindo em capacidades de rede para aproveitar as oportunidades oferecidas pelo 5G, a próxima onda as ajudará a expandir seus negócios, habilitando novas aplicações para consumidores e empresas, ao mesmo tempo em que aprimora o desempenho e a eficiência energética da rede. O RedCap é mais uma força motriz impulsionando a expansão do ecossistema de dispositivos e aplicações 5G”.
O RedCap oferece taxas de dados similares a dispositivos LTE Cat-4 com latência aprimorada, eficiência energética do dispositivo e eficiência espectral. A tecnologia também pode suportar recursos SA 5G, como posicionamento aprimorado e fatiamento de rede.
Além disso, a capacidade do 5G SA de suportar eficazmente a um maior número de dispositivos com eficiência espectral para atender a casos de uso variados apoiará a crescente tendência de mais dispositivos IoT conectados em ambientes residenciais e industriais. No geral, espera-se que essas implementações forneçam aos clientes consumidores e empresariais 5G uma experiência de conectividade mais eficiente, confiável e contínua, aumentando sua satisfação geral com a rede.
#5G#Ericsson#IoT#MediaTek#RedCap
Companhia apresenta a tecnologia de modem RedCap e uma família de chipsets para acelerar a transição para o 5G-NR em aplicações de internet das coisas
17/11/2023Novo relatório da 5G Americas descreve a trajetória dinâmica de dispositivos 5G, desde os smartphones até os primeiros dispositivos IoT ambientais
10/11/2023Projeto visa a criação de dois centros e quatro laboratórios para atender 100 indústrias brasileiras até 2025
19/09/2023