MediaTek anuncia soluções RedCap para turbinar dispositivos de IoT
Companhia apresenta a tecnologia de modem RedCap e uma família de chipsets para acelerar a transição para o 5G-NR em aplicações de internet das coisas
17/11/2023
Tamanho fonte
Por redação AIoT Brasil
A MediaTek acaba de anunciar em evento nos Estado Unidos a expansão de sua família de modems e chipsets para suportar o RedCap 5G. Segundo a empressa, as novas soluções, o modem IP M60 e a série de chipsets MediaTek T300 facilitarão a transição para o 5G-NR em diversas aplicações que exigem bateria com maior duração e eficiência, como dispositivos wearable, equipamentos leves de realidade aumentada, módulos IoT e produtos construídos e pensados para IA de borda.
O RedCap, que significa “capacidade reduzida”, foi projetado para trazer os benefícios do 5G para dispositivos NR de consumo, empresas e indústrias. Aproveitando a evolução das redes 5G para a arquitetura de rede Standalone (SA), o RedCap promete oferecer confiabilidade para dispositivos com baixos requisitos de largura de banda, proporcionando muitos dos benefícios do 5G sem os custos e a complexidade das soluções 5G típicas.
“Nossas soluções RedCap são uma parte significativa de nossa missão de democratizar o 5G, proporcionando aos nossos clientes a capacidade de otimizar componentes e fornecer dispositivos 5G em diversas aplicações e faixas de preço”, disse JC Hsu, vice-presidente corporativo da MediaTek. “A migração para o 5G RedCap substituirá as soluções 4G/LTE, oferecendo eficiência energética significativamente melhor e experiências de usuário mais confiáveis, em comparação com soluções de modem 5G eMMB de ponta e dispositivos legados 4G LTE Cat 4 e Cat 6.”
Anunciada como a primeira solução de Radio Frequency System-On-Chip (RFSOC) de 6nm do mundo para RedCap, este RFSOC permitirá que as marcas capitalizem o mercado emergente de RedCap e criem designs inovadores para aplicações empresariais, industriais, de consumo, Realidade Aumentada e data cards.
Construída com o eficiente processo de 6nm da TSMC, a série MediaTek T300 integra um núcleo Arm Cortex-A35 em uma área de PCB significativamente mais compacta. A série MediaTek T300 suporta taxas de dados de até 227 Mbps de downlink e 122 Mbps de uplink.
Tanto a série T300 quanto o modem IP 5G M60 suportam o padrão 3GPP R17 e combinam a eficiência energéticacom melhorias de cobertura e latência extremamente baixa. Ao aproveitar a tecnologia UltraSave 4.0 da MediaTek e reduzir recepções desnecessárias de paginação, o M60 oferece até 70% de redução no consumo de energia em comparação com soluções 5G eMBB semelhantes e até 75% de economia de energia, em comparação com soluções 4G LTE.
Os dispositivos da série T300 estarão disponíveis para teste no primeiro semestre de 2024, com amostras comerciais no segundo semestre de 2024. Para saber mais sobre as iniciativas RedCap da MediaTek, visite: https://www.mediatek.com/technology/5g/5g-redcap-modem.