AiotAiot


MBA usa IA para avaliar capacidade de liderança

Ferramenta, que utiliza tecnologia IBM Watson, permite a avaliação e acompanhamento dos alunos na Fundação Dom Cabral

17/01/2022

MBA usa IA para avaliar capacidade de liderança
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A solução de inteligência artificial Speck, da Kukac, está sendo utilizada pela escola de negócios Fundação Dom Cabral (FDC) em seu curso de MBA, para acompanhar o desenvolvimento da capacidade de liderança dos alunos. A ferramenta foi customizada para a FDC e se baseia no conceito de lifelong learning, para desenvolvimento profissional e educacional por meio de feedbacks que reforçam os pontos positivos de cada pessoa.

O projeto começou a ser desenvolvido no início de 2018 e, segundo a FDC, mais de 320 alunos já utilizaram os recursos da plataforma. No modelo criado pela Kukac, uma simulação compara os alunos do MBA a alguns líderes mundiais, o que permitiria entender o potencial de desenvolvimento de cada um deles de acordo com as principais demandas do mercado. É criada uma espécie de placar, que conecta as características socioemocionais do indivíduo à sua capacidade de liderança, com aferição de métricas em tempo real.

A solução Speck utiliza as APIs IBM Watson para entender a personalidade do indivíduo por meio de textos. Para o processo de desenvolvimento de líderes, a FDC usa o recurso Persona e divide a avaliação em duas etapas, sendo a primeira a reunião de uma amostra do pensamento de um grupo de líderes de diferentes áreas, para criar uma lista de referências. Na segunda etapa, os participantes do MBA passam a submeter um texto a cada três meses, a fim de gerar relatórios de desenvolvimentos que indicam o perfil mais compatível com o indivíduo e as características que devem ser desenvolvidas para alcançar o papel de liderança.

Marcele Gama, gerente de desenvolvimento de executivos da FDC, disse que a personalização do MBA “permite entender a evolução de cada indivíduo numa trajetória colaborativa de aprendizagem, e é algo único na metodologia de uma escola de negócios”.

Paul Ferreira, diretor do Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral, acrescentou: “Vivemos num momento de grande aceleração social, e os participantes de uma cadeira de MBA querem entender essa evolução. Por isso é importante que compreendam claramente como entraram e como saíram dessa jornada. Para a FDC, essa é a tendência da educação executiva: auxiliar as pessoas como elas realmente desejam, facilitando a leitura e a interpretação do contexto e desenvolvendo suas reais capacidades para transformá-las em líderes”.

TAGS

#Dom Cabral#IBM Watson#inteligência artificial#liderança#lifelong learning#MBA#Speck

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas