AiotAiot


Mayo Clinic desenvolve robô para massagem contra a dor

Grupo norte-americano está aplicando IA em um tratamento que também pode aliviar a carga de trabalho dos profissionais de saúde

17/04/2023

Mayo Clinic desenvolve robô para massagem contra a dor
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A Mayo Clinic, um grupo médico sem fins lucrativos criado há mais de um século nos Estados Unidos, anunciou a decisão de desenvolver um robô para apoiar os tratamentos para alívio da dor e, ao mesmo tempo, amenizar a carga de trabalho dos profissionais de saúde. A solução EMMA, sigla para Expert Manipulative Massage Automation, ou automação de massagem manipulativa especializada, foi projetada para aplicar uma terapia chamada Tui-Ná.

Brent Bauer, médico da área de medicina interna da instituição, explicou que a técnica costuma ser descrita como “massagem chinesa”, mas na verdade é uma abordagem abrangente usada principalmente em pacientes com problemas nos músculos. “Se o estudo da Mayo der resultados positivos no tratamento de dor lombar crônica, estaremos falando de um número muito grande de pacientes, e não temos especialistas em Tui-Ná suficientes nem para atender metade de suas necessidades”, disse.

De acordo com a Mayo Clinic, o sistema de inteligência artificial do EMMA usa sensores para medir a rigidez muscular e calcular os pontos de acupuntura no corpo do paciente. A partir do resultado das avaliações clínicas que estão sendo realizadas na unidade de Rochester, a instituição poderá lançar o robô no mercado.

Brent Bauer explicou que muitos dos pacientes atendidos na clínica não obtêm alívio total da dor quando são utilizados os métodos convencionais. “Por isso, estamos otimistas com a possibilidade de oferecer uma massagem com inteligência artificial, baseada em evidências. Provavelmente, no futuro próximo poderemos contar também com a Tui-Ná. Isso não quer dizer que iremos substituir a medicina convencional. A ideia é agregar. Estamos integrando o melhor de dois mundos”, afirmou.

Mais detalhes do funcionamento da EMMA podem ser conferidos no vídeo em inglês divulgado pela Mayo Clinic.

TAGS

#dor#dor lombar#inteligência artificial#massagem#massagem chinesa#robô#robótica#saúde#Tui-Ná

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas