BYD e Huawei fazem parceria para equipar veículos autônomos
Montadora de veículos elétricos chinesa vai utilizar um sistema de direção criado pela empresa de tecnologia
20/09/202403/10/2023
Por redação AIoT Brasil
A maioria dos brasileiros já tem ideia dos benefícios que a inteligência artificial é capaz de incorporar aos automóveis. De acordo com um estudo feito em julho pela plataforma de compra e venda online OLX, em parceria com a Mindminers, 92% dos entrevistados entendem o que é o conceito de IA automotiva e 36% comprariam um carro autônomo, porcentagem que se soma aos 50% que disseram que talvez comprassem, dependendo dos recursos e dos preços. Além disso, quase metade afirmou que consegue perceber o potencial da tecnologia na proteção do meio ambiente.
A pesquisa mostrou outros dados de interesse: 70% dos participantes acreditam que a IA dominará o segmento automotivo em até 10 anos e 80% disseram que a tecnologia contribui para a segurança dos veículos. Em relação aos carros autônomos, as principais dúvidas se referem à confiança na condução totalmente automática, indicada como problema para 46% dos entrevistados, enquanto 58% disseram confiar, desde que haja um motorista de apoio, e 26% confiam sem nenhuma restrição.
A pesquisa também buscou identificar a maneira como os consumidores percebem os avanços proporcionados pela IA nos veículos, destacando-se a melhoria na segurança, apontada por 52% dos entrevistados. Na sequência, foram indicados itens como monitoramento de falhas e problemas no veículo (46%), alerta de veículos e pedestres à frente (43%), controle de frenagem (34%), comandos por voz (32%) e economia de combustível (30%).
Quando indagados a respeito das maiores preocupações com o uso de IA no setor automotivo, a maioria (62%) citou a responsabilidade civil em caso de acidentes, seguindo-se os riscos de segurança (60%) e dependência excessiva da tecnologia (53%). Ao mesmo tempo, os entrevistados têm noção clara dos problemas existentes na infraestrutura de transportes e 83% afirmaram que as estradas brasileiras não estão preparadas para os avanços da IA e requerem investimentos públicos.
Flávio Passos, vice-presidente comercial de autos do Grupo OLX, lembrou que o uso de IA em veículos automotivo é um tema cada vez mais em evidência no país e destacou as informações mais relevantes do estudo: “A segurança é o atributo central nas respostas dos entrevistados, assim como a melhoria da eficiência do automóvel e as possibilidades para o meio ambiente. Nosso estudo traz um olhar sobre a receptividade a essa tendência tecnológica e oferece insights para os negócios”, disse.
#carro autônomo#IA automotiva#inteligência artificial#meio ambiente#OLX#pesquisa#segurança
Montadora de veículos elétricos chinesa vai utilizar um sistema de direção criado pela empresa de tecnologia
20/09/2024Veículos inteligentes cedidos pela startup Mapzer ajudam as prefeituras a planejar a recuperação de vias obstruídas
10/07/2024Potencial de ameaças envolve desde a extração de dados pessoais do proprietário até a perda de controle do veículo
23/05/2024