AiotAiot


Mais de 60% das empresas latinas vão investir em automação

É o que mostra pesquisa da BotCity e da EY; destaque é o protagonismo da tecnologia de Robotic Process Automation, que permite a criação de robôs com software que automatiza processos

13/03/2023

Mais de 60% das empresas latinas vão investir em automação
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Dois terços das grandes e médias empresas da América Latina pretendem aumentar os investimentos em automação de processos nos próximos anos para ganhar eficiência e escala, de acordo com pesquisa da BotCity e da EY que acaba de ser divulgada.

Os setores de logística, varejo, e-commerce e indústria são os que apresentam estágio mais avançado na estratégia e na operação da tecnologia de Robotic Process Automation (RPA), que permite a criação de robôs com software que automatiza processos, com demandas concentradas nas áreas de operações (41%) e financeira e contábil (37%).

O estudo, cuja íntegra está disponível no site da BotCity, ouviu líderes de mais de 200 empresas de diferentes setores em países como Brasil, Colômbia, Chile, Peru e Argentina. Na avaliação da maioria dos entrevistados, o RPA ganhou protagonismo neste ano, e mais de 90% das empresas consultadas na pesquisa registraram um crescimento acima de 25% na implantação de sistemas de automação nos processos produtivos.

Lorhan Caproni, CEO da BotCity, disse que o avanço do RPA na América Latina ocorre num cenário em que as empresas buscam mais efetividade em suas operações: “Essas demandas abriram caminho para uma nova geração de tecnologia, que hoje permite construir automação em nível código com governança e controle, para automatizar operações cada vez mais complexas que envolvem cada vez mais sistemas, com menor investimento”, explicou.

A BotCity também citou uma análise da Gartner segundo a qual o mercado de software para hiperautomação está estimado em 596 bilhões de dólares, considerando que o uso combinado de RPA e inteligência artificial permite a utilização de soluções como o ChatGPT e o GitHub Copilot, da Microsoft. Com esses recursos é possível automatizar processos complexos que envolvem interações humanas ou grande volume de dados.

Por outro lado, o avanço do RPA resultou na procura mais intensa por desenvolvedores capazes de lidar com o nível de automação requerido atualmente, e a falta de capacitação foi apontada como o maior desafio das empresas consultadas na pesquisa da BotCity. O estudo também mostrou que o principal objetivo das iniciativas envolvendo a tecnologia é liberar as pessoas para atividades mais estratégicas (50%) e obter mais produtividade (26%).

Além disso, as organizações também buscam melhorar a experiência dos clientes, evitar erros críticos e fraudes e ganhar escala. Somente 16% mencionaram diretamente a redução de custos como objetivo e acima de 40% das iniciativas de automação existem há mais de três anos, o que, segundo os analistas, reflete um ganho de maturidade.

 

TAGS

#automação#ChatGPT#GitHub Copilot#inteligência artificial#robôs

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas