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Mais de 40% das empresas no Brasil usam inteligência artificial

Pesquisa da IBM mostra que os profissionais de TI da América Latina que usam IA são mais propensos a identificar desafios de gerenciamento de dados, como segurança, governança e privacidade

29/09/2022

Mais de 40% das empresas no Brasil usam inteligência artificial
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Por redação AIoT Brasil

A adoção global de inteligência artificial (IA) cresce em todo o mundo, com 41% das empresas brasileiras implementando ativamente a tecnologia, de acordo com uma nova pesquisa de mercado encomendada pela IBM.

Outros dados do Índice Global de Adoção de IA de 2022, realizado pela Morning Consult da IBM, mostram que esse crescimento reflete nas empresas que reconhecem o valor da IA ​​à medida que se recuperam dos desafios da pandemia de COVID-19 e investem em transformação digital, enquanto enfrentam escassez de talentos e habilidades.

O relatório perguntou às empresas pela primeira vez sobre seus planos de integrar a IA em suas iniciativas de sustentabilidade, observando que a tecnologia desempenhará um papel fundamental nessa área. Por exemplo, 66% dos profissionais de TI brasileiros dizem que suas organizações têm ou planejam implementar IA para acelerar iniciativas de ESG.

Hoje, 41% das empresas no Brasil relatam que já usam IA em suas operações comerciais e 34% das empresas relatam que estão explorando o uso de IA. Atualmente, 73% dos profissionais de TI disseram que suas empresas que estão explorando ou implementando IA aceleraram seus investimentos na tecnologia nos últimos 24 meses. Além disso, 60% deles indicam que sua empresa tem planos de investir na adoção da IA ​​por meio de sua incorporação em processos e aplicativos.

O estudo aponta ainda que, na América Latina, garantir a segurança da informação é considerado a parte mais difícil da estratégia de gerenciamento de dados de uma organização, independentemente do tamanho dela.

Os profissionais de TI da América Latina trabalhando atualmente com IA são mais propensos a identificar desafios de gerenciamento de dados para sua organização, como segurança dos dados (51%) e governança, além de conformidade e privacidade (50%).

Atualmente, 43% das empresas brasileiras que pesquisam ou implementam IA têm uma estratégia. Apenas 10% têm planos focados em casos de uso limitados ou específicos.

Mais do que custos, falta de ferramentas, complexidade de projetos ou dados; habilidades limitadas de IA, experiência ou conhecimento continuam sendo a maior barreira para a adoção de inteligência artificial na América Latina. Ao mesmo tempo, a IA também está ajudando as organizações a lidar com a escassez de habilidades, por exemplo, automatizando tarefas para trabalhadores qualificados para que eles possam ser mais produtivos, ou usando aprendizado assistido por IA.

Mais de 40% dos profissionais de TI no Brasil indicam que suas organizações estão treinando e retreinando seus funcionários para trabalhar em conjunto com novas ferramentas e softwares de automação e IA. Já 26% das empresas mencionam que seus os funcionários já estão economizando tempo. Por fim, quase uma em cada quatro empresas na América Latina vê redução da escassez de mão de obra e qualificação em seus departamentos de TI.

Práticas de IA confiáveis ​​e responsáveis ​​anda de mãos dadas com a maturidade da IA, pois quanto maior a probabilidade de uma empresa ter implantado a IA, maior a chance de valorizar a importância da confiabilidade.

Uma grande parte dos profissionais de TI em empresas que exploram ou implantam IA na América Latina indica que todos os aspectos de confiança e transparência são importantes para seus negócios. De acordo com o estudo, os mais importantes no Brasil são: cumprir as obrigações de relatórios internos (98%), manter a integridade da marca e a confiança do cliente (98%), e ter a capacidade de monitorar dados e IA ao longo do ciclo de vida (98%).

No entanto, embora a grande maioria dos líderes empresariais indique que a IA confiável é fundamental, nem todas as organizações do país tomam medidas para garantir que sua IA seja responsável e confiável, como reduzir o viés (21%), rastrear variações de desempenho e/ou desvio de modelo (49%) e se concentrar em garantir que as decisões tomadas pela IA possam ser explicadas (49%).

IA e sustentabilidade

IA vem desempenhando um papel crescente nas iniciativas de sustentabilidade de organizações em todo o mundo, com mais de dois terços das empresas usando ou planejando usar a IA como parte de seus esforços na área.

Como exemplo, os profissionais de TI no Brasil acreditam que a IA tem um grande potencial para ajudar a resolver desafios ESG e sustentabilidade, como fornecer informações mais precisas e verificáveis ​​sobre fatores de desempenho ambiental para relatórios (43%) e conduzir processos de negócios e operações diárias mais eficientes, como melhoria na logística, operações e manufatura (37%).

Na América Latina, a adoção mais avançada de IA está em áreas como operações de TI, segurança cibernética e automação de processos de negócios.

Na região, os profissionais de TI de empresas que implantam IA relatam que ela é usada para detecção de ameaças (44%) e IA de conversação (44%), enquanto aqueles que exploram apenas IA geralmente relatam que a tecnologia está sendo usada para marketing e vendas (30%).

30% das empresas estão empregando IA para operações de TI (AIOps) para automatizar os principais processos, manter o desempenho dos aplicativos e, ao mesmo tempo, tornar a alocação de recursos mais eficiente.

“Com 83% das empresas no Brasil, seja implementando uma estratégia holística para o uso de IA em suas organizações ou desenvolvendo uma, isso é apenas uma amostra do papel crescente de IA nos negócios e na sociedade”, disse Marcela Vairo, diretora de data & AI da IBM Brasil.

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#America Latina#empresas brasileiras#IA#IBM#Morning Consult#TI

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