AiotAiot


Maioria das empresas projeta expansão do investimento em TI

Pesquisa IT Trends Snapshot prevê que em 2026 a prioridade será a segurança das informações, seguida da eficiência operacional

17/11/2025

Maioria das empresas projeta expansão do investimento em TI
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

No próximo ano, 60% das empresas brasileiras prevêm que haverá um crescimento nos investimentos em TI, concentrado, especialmente, em segurança digital, eficiência operacional e transformação de processos críticos. A proteção da informação lidera pelo quarto ano consecutivo as prioridades de 80% dos executivos, o que se justifica pelo aumento das ameaças cibernéticas baseadas em IA, como phishing hiperpersonalizado, deepfakes e engenharia social, que reforçam a necessidade de estratégias mais integradas e proativas.

Esses dados foram coletados na nona edição do estudo “IT Trends Snapshot 2025”, realizado pela Logicalis, em parceria com a consultoria Stratica, em que foram entrevistados 129 executivos da área de tecnologia da informação de diferentes segmentos, entre agosto e setembro de 2025. Nas empresas que projetam aumento no orçamento de TI, 37% disseram que a expansão será de até 10% e 23% acham que será acima disso.

Márcio Caputo, CEO da Logicalis para a América Latina, disse que as prioridades que o estudo indicou refletem a necessidade de reforçar os investimentos em áreas que adicionam valor real ao negócio, seja pelo retorno rápido proporcionado por melhorias de processos, seja pela integridade proporcionada por uma estratégia consistente de cibersegurança: “As empresas precisam de parceiros e ferramentas que forneçam insights precisos para fazer os aportes de maneira estratégica, entregando o máximo de valor ao board”, explicou.

Os executivos também destacaram a necessidade de acelerar a jornada de transformação digital (41%), de introduzir novas fontes de receita (33%) e de expandir a capacidade de produção ou operação (30%). Temas como novos modelos de negócios digitais, expansão geográfica e fusões e aquisições são menos prioritários, o que reforça o foco em otimização e resultados imediatos.

“As prioridades de tecnologia refletem a busca por eficiência operacional, experiência do cliente e otimização de processos, uma vez que estão concentradas em automação e projetos de inteligência artificial e aprendizado de máquina”, observou Cláudia Muchaluat, CRO da Logicalis. “Porém ainda vemos um longo caminho para a maturidade em IA nas empresas. Em outra frente, o protagonismo da segurança da informação mostra que resiliência e governança serão a base para a inovação digital”, acrescentou.

Em relação à IA, a pesquisa mostrou que a tecnologia segue em ascensão nas agendas corporativas, mas enfrenta desafios. “Embora 42% das empresas tenham projetos de IA e machine learning como prioridade, apenas 30% conseguiram mensurar ganhos concretos em produtividade. A maioria dos investimentos ainda é pouco estruturada e sem clareza do retorno sobre o investimento. Para 87% dos entrevistados, o impacto da IA depende mais da cultura organizacional do que da tecnologia em si”, disseram os analistas da Logicalis.

TAGS

#ameaças cibernéticas#cibersegurança#deepfakes#eficiência operacional#Engenharia Social#investimento em TI#phishing#segurança das informações

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas