AiotAiot


Maioria das empresas da América Latina já aplica IoT

Estudo da Logicalis também mostrou que, no Brasil, nos últimos três anos o nível de uso da tecnologia se manteve estável

11/04/2024

Maioria das empresas da América Latina já aplica IoT
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Internet das Coisas, em 9 de abril, a Logicalis lançou a sexta edição do estudo “IoT Snapshot”, que apresenta um panorama da adoção da tecnologia no mercado latino-americano. De acordo com a pesquisa 58% das empresas da região já implantaram projetos de IoT, uma tendência que vem crescendo rapidamente, agora fortalecida com a incorporação de IA e 5G.

Outro destaque foi a expansão do uso de soluções na produção ou em provas de conceito (PoCs) envolvendo IoT nas empresas, que saltou de 31% em 2019 para 58% em 2023. Além disso, 61% das organizações que responderam à pesquisa disseram que já possuem pelo menos uma iniciativa de IoT, com um crescimento de 14 pontos percentuais na comparação com 2021. No Brasil, os dados de 2021 a 2023 indicam uma tendência de estabilidade na aplicação de IoT – 56% em 2023 e 57% em 2021.

Yassuki Takano, diretor de consultoria da Logicalis e coordenador do estudo, disse que a adoção de IoT vem crescendo de maneira consistente na América Latina: “Nesta edição da pesquisa, também observamos a incorporação de tópicos muito importantes no desenvolvimento de IoT e na transformação digital das empresas, como o 5G e IA”, explicou.

Ele lembrou ainda que, embora as tecnologias de IA estejam em alta, é possível perceber que ainda há um longo caminho a ser percorrido, especialmente quanto à qualificação profissional. Nesse sentido, 73% dos entrevistados no Brasil e 60% na América Latina afirmaram que suas empresas ainda não contam com equipes próprias dedicadas ao desenvolvimento da tecnologia.

Entre outros desafios para a implantação de IoT, destaca-se o custo financeiro, item apontado por 37% dos entrevistados no Brasil, seguindo-se a resistência à mudança (35%) e a falta de soluções específicas para cada setor (33%). Em relação ao peso das soluções de IoT nos negócios, o estudo mostrou que 40% dos entrevistados consideram que sua importância é “alta” ou “muito alta” atualmente. Nos próximos cinco anos, essa porcentagem sobe para 68%.

Para a realização do levantamento “IoT Snapshot”, entre setembro e novembro de 2023 a Logicalis ouviu 246 executivos – 125 no Brasil, 45 no México, 37 na Colômbia, 21 na Argentina e 18 no Chile. Fora isso, outros 12 executivos de diferentes segmentos foram entrevistados com mais profundidade, para uma abordagem qualitativa. Mais informações a respeito da pesquisa podem ser obtidas neste link.

TAGS

#internet das coisas#IoT#IoT Snapshot#transformação digital

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas