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Magazine Luiza adota IA generativa no atendimento a clientes

Nova ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Google para sugerir produtos e esclarecer dúvidas dos consumidores

27/07/2023

Magazine Luiza adota IA generativa no atendimento a clientes
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Por redação AIoT Brasil

O Magalu, marca que vem sendo adotada comercialmente pela rede de varejo Magazine Luiza, acaba de lançar uma ferramenta de inteligência artificial generativa que deverá ser o “cérebro” de sua “influenciadora digital” Lu no relacionamento com os consumidores. Desenvolvida pelo Luizalabs em parceria com o Google e conectada a milhões de dados disponíveis no marketplace da empresa, a solução é capaz de sugerir produtos e responder rapidamente às perguntas dos clientes.

Além disso, a IA generativa dá informações relacionadas a status de pedidos, confirma entregas e a disponibilidade de estoque de um produto e registra reclamações. De acordo com a empresa, a novidade está sendo testada em uma das principais categorias de produtos – os smartphones – e deve ser incorporada ao atendimento ao cliente nos próximos meses. O próximo passo será a interação por voz com os consumidores.

André Fatala, vice-presidente responsável pela área de tecnologia do Magalu, disse que com os recursos da nova IA generativa será possível levar a experiência de atendimento a um novo patamar: “Nosso objetivo é sempre melhorar a experiência, seja por meio da Lu e de seu novo cérebro, seja com a ajuda dos colaboradores, que vão poder se dedicar a atendimentos mais complexos”.

As novas funcionalidades de IA generativa permitirão indicar ao consumidor, por exemplo, um tipo de celular com base na duração da bateria, no preço desejado ou na resistência da tela a quedas e à poeira, ou um notebook adequado para a edição de vídeos. Segundo a empresa, a tecnologia proporciona um diálogo mais fluido e “humano” entre a assistente digital – que chama de “influenciadora virtual” – e o cliente.

Para chegar a essa solução, o Luizalabs, laboratório de tecnologia e inovação da empresa, testou diferentes plataformas de geração de chatbots e ferramentas de IA generativa. A ferramenta que apresentou mais sinergia com as expectativas foi a Vertex IA, do Google Cloud, usada para trabalhar com a parte generativa, aliada ao Dialog Flow, que cria os fluxos de conversação.

“É, basicamente, a IA utilizando as informações dadas pelo cliente, analisando todas as características disponíveis nos itens do nosso marketplace e cruzando dados para, enfim, oferecer uma resposta que atenda perfeitamente àquelas expectativas”, disse André Fatala.

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#chatbot#influenciadora digital#inteligência artificial generativa#marketplace#relacionamento com consumidor

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