BYD e Huawei fazem parceria para equipar veículos autônomos
Montadora de veículos elétricos chinesa vai utilizar um sistema de direção criado pela empresa de tecnologia
20/09/202407/05/2024
Por Ricardo Marques da Silva
A cada dia, o conceito de táxis voadores com alta tecnologia embarcada a circularem pelos céus das cidades deixa a ficção para se incorporar à realidade. Em mais um passo nesse sentido, a fabricante alemã Lilium anunciou na segunda-feira, 6 de maio, um acordo de venda de 20 aeronaves eVTOL à norte-americana UrbanLink Air Mobility, para operações comerciais no sul da Flórida, nos Estados Unidos.
Os veículos eVTOL, sigla de electric vertical take-off and landing, ou veículo elétrico de pouso e decolagem vertical, dispensam as pistas convencionais e podem operar em pequenos espaços, como os helicópteros, graças a tecnologias inovadoras, especialmente na arquitetura das asas. “O acordo representa um marco crítico na aviação, já que a UrbanLink se torna a primeira companhia aérea dos Estados Unidos totalmente comprometida com a integração de aeronaves eVTOL em sua frota”, afirmou a Lilium em comunicado à imprensa.
O Lilium Jet é o resultado de cinco gerações de demonstradores de tecnologia eVTOL, com sistemas de controle de voo pioneiros, sendo capaz de transportar um piloto e seis passageiros. Sebastien Borel, diretor comercial da Lilium, disse que a venda é importante não só para a sua empresa, mas para a comercialização de eVTOLs nos Estados Unidos: “Acreditamos que esta seja a primeira compra de aeronaves eVTOL feita por um operador comercial que não investe no fabricante com o qual está negociando. É um sinal de que o mercado de eVTOL amadureceu e há uma demanda crescente por aeronaves que possam fornecer conexões entre cidades, e não apenas dentro delas”.
Ed Wegel, dono da UrbanLink, acrescentou: “Embora muitas companhias aéreas tenham discutido o potencial de operar aeronaves eVTOL, nenhuma assumiu até agora um compromisso definitivo. A UrbanLink será a primeira companhia aérea dos Estados Unidos a integrar eVTOL à sua frota. Estamos empenhados em revolucionar a forma como as pessoas se deslocam de e para os centros urbanos”.
O acordo prevê ainda a opção de compra de mais 20 Lilium Jets pela UrbanLink, e os primeiros testes de voo comercial estão previstos para o final de 2024. Vale lembrar que há pouco mais de dois anos a brasileira Azul havia anunciado uma negociação com a Lilium no valor de US$ 1 bilhão, relacionada à venda de 220 táxis elétricos.
#carro voador#eVTOL#lilium#táxis voadores#urbanlink#veículo elétrico de pouso e decolagem vertical#voo comercial
Montadora de veículos elétricos chinesa vai utilizar um sistema de direção criado pela empresa de tecnologia
20/09/2024Veículos inteligentes cedidos pela startup Mapzer ajudam as prefeituras a planejar a recuperação de vias obstruídas
10/07/2024Potencial de ameaças envolve desde a extração de dados pessoais do proprietário até a perda de controle do veículo
23/05/2024