MEC abre consulta pública sobre o uso de IA na educação
Até 29 de outubro serão recebidas as sugestões da sociedade civil para a construção do referencial de uso responsável da tecnologia
16/10/202517/07/2025

Por redação AIoT Brasil
Em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) oferecerá a partir de setembro o primeiro curso de pós-graduação em inteligência artificial e regulação tecnológica do Brasil. As aulas serão 100% online, com carga horária total de 360 horas e duração de até 24 meses, dos quais 18 meses serão dedicados às aulas regulares e atividades formativas e seis meses para a entrega e a avaliação do trabalho de conclusão e demais etapas finais.
A grade curricular e todas as informações do curso estão no edital de seleção. De acordo com o ITS, trata-se de uma proposta inédita no país: formar profissionais capazes de compreender de forma crítica o papel da regulação tecnológica na sociedade. “Os participantes serão preparados para analisar os benefícios e as possíveis consequências associadas à IA e às plataformas digitais, bem como prever os possíveis caminhos para a elaboração de políticas públicas, normativas e estratégias jurídicas”, informou o Instituto.
O objetivo é aprofundar a discussão a respeito de temas como a regulação da IA e de plataformas digitais, o poder das mensagens instantâneas, chaves de busca e governança de dados. No trabalho de conclusão de curso, além do formato usual de artigo científico, poderão ser criadas obras coletivas que contribuam para o debate da regulação das tecnologias emergentes. Entre os professores do curso estão especialistas como Ronaldo Lemos, Caitlin Mulholland, Carlos Affonso Souza, Felipe Lélis Moreira, Paloma Mendes, Sérgio Branco, Celina Bottino, Chiara de Teffé e Fabro Steibel.
Graduação em IA na PUC-Rio
Também neste segundo semestre de 2025, a PUC-Rio vai dar início ao seu primeiro curso de bacharelado em IA, o primeiro no estado, que combina uma abordagem multidisciplinar e humanística estruturante com uma base técnico-científica. “Mais do que ensinar algoritmos, o nosso curso desenvolve o pensamento crítico e a liderança, preparando profissionais para atuarem com visão estratégica, sendo capazes de aliar tecnologia e impacto social em um mercado dinâmico e global”, explicou a universidade.
O currículo é estruturado em quatro eixos complementares: humanístico, conhecimento técnico-científico em IA, habilidades interpessoais e liderança e inovação e empreendedorismo. Além desses, o eixo de orientação e construção de trajetória apoiará o estudante na definição do seu percurso acadêmico e profissional.
O curso tem duração de quatro anos e oferecerá aprendizado prático por meio de oito projetos integrados, com desafios progressivos a cada período. O ensino será baseado em projetos, problemas reais e trabalho em equipe e haverá parcerias com empresas para o desenvolvimento de soluções de IA aplicadas e conexão com o mercado.
#aula online#bacharelado em IA#plataformas digitais#políticas públicas#pós-graduação em IA#regulação da IA#regulação tecnológica

Até 29 de outubro serão recebidas as sugestões da sociedade civil para a construção do referencial de uso responsável da tecnologia
16/10/2025
Pesquisa da OCDE revela que 56% dos educadores do fundamental aplicam a tecnologia na preparação de aulas e em outras atividades
10/10/2025
Programa destinado a universitários tem duração de 13 semanas e as inscrições podem ser feitas até 15 de outubro
08/10/2025