AiotAiot


Itaú promove hackathon de computação quântica

Inscrições para o desafio de computação quântica poderão ser feitas no final de novembro e os vencedores ganharão aparelhos eletrônicos e mentoria

22/11/2023

Itaú promove hackathon de computação quântica
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

O Itaú Unibanco vai promover em dezembro o primeiro hackathon de computação quântica aplicada à otimização de portfólio a se realizar no Brasil, aberto ao público e dirigido especialmente a estudantes de final de graduação ou em pós-graduação em disciplinas como ciência e engenharia da computação, física e áreas relacionadas.

O desafio será gratuito e inteiramente remoto, e a equipe vencedora ganhará um kit com aparelhos eletrônicos e terá direito a uma mentoria personalizada com especialistas no tema.

A Batalha de Quantum se realizará nos dias 15 e 17 de dezembro, como uma adaptação da Batalha de Dados, tradicional hackathon promovido anualmente pelo banco. As inscrições, também gratuitas, serão abertas no final deste mês neste link, onde os interessados podem se cadastrar e obter mais informações.

Quatro workshops ocorrerão entre 27 e 30 de novembro, das 18h30 às 20h, com os temas Introdução à Computação Quântica, Introdução à Otimização, Algoritmos Quânticos Híbridos e Hardwares Quânticos.

Nessa etapa serão verificados os conhecimentos específicos a respeito desses temas, e os candidatos também participarão da execução de hardware quântico real. As oficinas conceituais serão gravadas e ficarão disponíveis gratuitamente no canal do Itaú dentro da plataforma Meetup.

Depois dos workshops, será aplicada uma prova para selecionar os 50 participantes do desafio, organizado no modelo open source, com a disponibilização de códigos relacionados a dados públicos. O hackathon foi construído em parceria com a área de recomendação de investimentos do Itaú, como um case de aplicação da tecnologia no problema de otimização de portfólio utilizado na recomendação de carteiras de investimento.

Moisés Nascimento, diretor de tecnologia do Itaú Unibanco, disse que, somada à inteligência artificial, a computação quântica tem potencial para proporcionar um impacto inestimável: “Estamos vivendo a revolução da IA e o quanto antes conseguirmos usufruir em larga escala desse novo marco tecnológico, alcançaremos novos patamares no que diz respeito à eficiência e a novas experiências customizadas para os clientes. Essa edição da Batalha de Dados possui um viés muito forte de educação, para estimular os profissionais a pensar nas possibilidades de uso da computação quântica para solucionar problemas reais”, acrescentou.

TAGS

#Batalha de Quantum#computação quântica#Hackathon#inteligência artificial

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas