Com preços que vão de R$ 8 mil a R$ 12.500 no Brasil, os modelos chamam atenção pelas novas câmeras e pelo visual diferente; novos fones AirPods Pro 3 oferecem recurso de tradução simultânea
12/09/2025
Tamanho fonte
Por redação AIoT Brasil
Inovações pouco relevantes em IA e formato que já foi alvo de vários memes nas redes sociais: essas foram algumas das reações dos consumidores e dos críticos ao lançamento da linha iPhone 17, nesta semana, que também provocou uma queda de 1,9% nas ações da Apple, “refletindo a ausência de surpresas”, como disse o jornal O Globo. Porém, há, sim, muitas novidades, tanto nos smartphones como nos demais produtos, entre os quais os fones AirPods Pro 3 com o recurso de tradução simultânea.
Os novos modelos estarão à venda a partir de sexta-feira, dia 19, e um dos destaques é o iPhone 17 Air, o celular mais fino já lançado pela Apple, com apenas 5,6 mm de espessura, tela de 6,5 polegadas e preço sugerido de venda de R$ 10.499 no Brasil. O modelo mais caro é o Pro Max, que custa R$ 12.499, em três padrões de cores – azul-escuro, laranja-cósmico e prata. A linha tem ainda o iPhone 17, o modelo mais simples, a partir de R$ 7.999, e o iPhone 17 Pro, a R$ 11.499.
O iPhone 17 é alimentado pelo processador Apple Silicon A19, integrado com Neural Engine para suportar o Apple Intelligence. Segundo a Apple, a GPU é 20% mais rápida que a geração anterior, o que o torna adequado para games, vídeos e tarefas de IA. O sistema operativo iOS 26, lançado anteriormente, traz ferramentas avançadas de produtividade, incluindo o Visual Intelligence, que analisa o conteúdo que está sendo visto para otimizar a experiência do usuário.
Em relação às câmeras, a principal do iPhone 17 é a Fusion de 48 MP, além de uma teleobjetiva com zoom ótico 2x e uma Ultra grande angular Fusion de 48 MP com 4x mais resolução do que a Ultra grande angular do iPhone 16. As fotos em Ultra grande angular padrão têm 24 MP, para imagens de alta qualidade. Com 256 GB, a linha dispõe do dobro do armazenamento de base do modelo anterior.
O CEO da Apple, Tim Cook, destacou a importância do visual dos produtos da empresa e afirmou: “O design está no centro de tudo o que fazemos, do software às lojas”. Mas, no caso da linha recém-lançada, além das semelhanças com o iPhone 16, os especialistas chamaram atenção para a falta de grandes avanços em IA.
Esses dois aspectos foram os que inspiraram a maioria dos memes que logo se multiplicaram nas redes, e um deles mostra um homem olhando numa loja uma camisa listrada idêntica à que veste. As mudanças no design também foram lembradas em brincadeiras como a que compara as câmeras do iPhone 17 com os olhos de um roedor. Brincadeiras à parte, todos os detalhes técnicos da nova linha da Apple podem ser conferidos neste link.