AiotAiot


Investimento em tecnologia será prioridade dos RHs em 2025

Entre as ferramentas mais citadas em estudo da Catho estão os softwares de gestão de performance e a automação do recrutamento

20/03/2025

Investimento em tecnologia será prioridade dos RHs em 2025
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Ao lado da contratação de funcionários, o investimento em tecnologia e inovação será uma das principais prioridades das áreas de recursos humanos das empresas ao longo deste ano, de acordo com os dados da Pesquisa de Tendências 2025 da plataforma de empregos Catho. O estudo também mostrou que o desenvolvimento humano, a qualificação e a qualidade de vida dos profissionais estarão no foco dos empregadores, como forma de encontrar e reter talentos.

A fim de identificar as principais tendências do mercado de trabalho para 2025 pela percepção das empresas, a pesquisa ouviu mais de 490 líderes de RH em diferentes estados brasileiros, a maioria na região Sudeste, em setores como indústria, comércio, prestação de serviços, consultoria, saúde e logística e transporte. O estudo indicou as áreas que receberão mais atenção e recursos das empresas neste ano: quase metade (49,7%) investirá em contratação de pessoas, enquanto 49,5% planejam aplicar em tecnologia, 48% em treinamentos corporativos e 39% em segurança e bem-estar dos colaboradores.

O relatório se concentrou na evidência de que o mercado de trabalho brasileiro está passando por uma transformação provocada pela adoção acelerada de tecnologias de recrutamento e gestão de talentos. “No entanto, lidar com o avanço tecnológico não é uma tarefa fácil, e as empresas precisam encontrar soluções que auxiliem esse fluxo”, observou Christiana Mello, diretora da unidade de recrutadores da Catho.

Ela destacou que o investimento em tecnologia não deve servir apenas para aprimorar a experiência do candidato, mas também para gerar eficiência operacional: “Alta rotatividade e contratações erradas têm um custo significativo para as empresas, e a tecnologia pode ser vista como um meio para otimizar processos, reduzir erros e garantir que cada contratação seja um investimento estratégico, maximizando os resultados de curto a longo prazo”, afirmou Christiana.

De qualquer maneira, o estudo deixou claro o espaço conquistado pela tecnologia: 70,2% das empresas já utilizam plataformas online de recrutamento como a ferramenta principal para contratações e 51,7% utilizam recursos como entrevistas online e testes digitais nas contratações. Ao mesmo tempo, 50% dos entrevistados alertaram para o risco de desumanização dos processos seletivos, evidenciando a necessidade de equilibrar o uso de ferramentas digitais com abordagens mais empáticas.

Atualmente, 69,9% dos entrevistados disseram que adotam processos de recrutamento híbridos (online e presencial) e 52,5% informaram que em 2025 apenas as etapas iniciais do processo serão feitas remotamente, proporção maior do que os 48,2% registrados em 2024. Em relação às tecnologias que serão mais importantes em 2025, 41,6% apontaram os softwares de gestão de performance, que facilitam o acompanhamento em tempo real do desempenho e das metas das equipes, aliados a ferramentas de automação do recrutamento (40%), people analytics (38,3%) e plataformas de aprendizagem online (30,6%).

TAGS

#automação do recrutamento#Catho#gestão de performance#investimento em tecnologia#processo seletivo#recursos humanos

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas