Intel apresenta novos aceleradores de IA para data centers
Gaudi 3 e Xeon 6 de última geração prometem soluções de alto desempenho para sistemas de clientes corporativos
26/09/2024
Tamanho fonte
Por redação AIoT Brasil
Com a promessa de oferecer até o dobro do desempenho dos concorrentes, a Intel lançou na terça-feira, 24 de setembro, os aceleradores Xeon 6 e 3 AI Accelerator, as últimas atualizações em seu portfólio de data center, para o aprimoramento de infraestruturas de inteligência artificial. De acordo com a empresa, os novos hardwares habilitam um ecossistema aberto que permite que os clientes corporativos implantem todas as suas cargas de trabalho com mais eficiência e segurança.
O Xeon 6 incorpora núcleos P-cores e foi projetado para lidar com cargas de trabalho intensivas em computação, com eficiência acima da média, a fim de atender às demandas de desempenho de IA de edge em data centers e ambientes de nuvem. A Intel afirma que o processador oferece o dobro do desempenho de seu antecessor e apresenta maior contagem de núcleos, o dobro da largura de banda de memória e recursos de aceleração de IA incorporados em cada núcleo.
O acelerador Gaudi 3, por sua vez, foi otimizado para IA generativa em larga escala e possui 64 núcleos de processadores Tensor e oito mecanismos de multiplicação de matrizes, para computação de rede neural profunda. O equipamento tem 128 gigabytes de memória HBM2e para treinamento e inferência e 24 portas ethernet de 200 gigabits (Gb) para rede escalável.
Segundo a Intel, o Gaudi 3 também oferece compatibilidade com a estrutura PyTorch e modelos avançados de transformador e difusor Hugging Face. Recentemente, a empresa anunciou uma colaboração com a IBM para implantar aceleradores Gaudi 3 AI como um serviço na IBM Cloud, com o objetivo de reduzir o custo total de propriedade e aprimorar o desempenho.
“A implantação de IA em escala envolve considerações como opções flexíveis, relação preço-desempenho competitiva e tecnologias de IA acessíveis. Nossa infraestrutura x86 robusta e o amplo ecossistema aberto nos posicionam para dar apoio às empresas na construção de sistemas de IA de alto valor com TCO e desempenho por watt ideais. Hoje, 73% dos servidores acelerados por GPU usam o Xeon como CPU host 3”, acrescentou a Intel.