CommScope lança solução Propel XFrame para data centers
Solução compacta para estrutura de fibra tem como foco data centers de alta densidade, que têm sido impactados pelas implementações de inteligência artificial
18/03/202526/09/2024
Por redação AIoT Brasil
Com a promessa de oferecer até o dobro do desempenho dos concorrentes, a Intel lançou na terça-feira, 24 de setembro, os aceleradores Xeon 6 e 3 AI Accelerator, as últimas atualizações em seu portfólio de data center, para o aprimoramento de infraestruturas de inteligência artificial. De acordo com a empresa, os novos hardwares habilitam um ecossistema aberto que permite que os clientes corporativos implantem todas as suas cargas de trabalho com mais eficiência e segurança.
O Xeon 6 incorpora núcleos P-cores e foi projetado para lidar com cargas de trabalho intensivas em computação, com eficiência acima da média, a fim de atender às demandas de desempenho de IA de edge em data centers e ambientes de nuvem. A Intel afirma que o processador oferece o dobro do desempenho de seu antecessor e apresenta maior contagem de núcleos, o dobro da largura de banda de memória e recursos de aceleração de IA incorporados em cada núcleo.
O acelerador Gaudi 3, por sua vez, foi otimizado para IA generativa em larga escala e possui 64 núcleos de processadores Tensor e oito mecanismos de multiplicação de matrizes, para computação de rede neural profunda. O equipamento tem 128 gigabytes de memória HBM2e para treinamento e inferência e 24 portas ethernet de 200 gigabits (Gb) para rede escalável.
Segundo a Intel, o Gaudi 3 também oferece compatibilidade com a estrutura PyTorch e modelos avançados de transformador e difusor Hugging Face. Recentemente, a empresa anunciou uma colaboração com a IBM para implantar aceleradores Gaudi 3 AI como um serviço na IBM Cloud, com o objetivo de reduzir o custo total de propriedade e aprimorar o desempenho.
“A implantação de IA em escala envolve considerações como opções flexíveis, relação preço-desempenho competitiva e tecnologias de IA acessíveis. Nossa infraestrutura x86 robusta e o amplo ecossistema aberto nos posicionam para dar apoio às empresas na construção de sistemas de IA de alto valor com TCO e desempenho por watt ideais. Hoje, 73% dos servidores acelerados por GPU usam o Xeon como CPU host 3”, acrescentou a Intel.
#aceleradores de IA#Data Centers#ecossistema aberto#hardware#IBM#Intel
Solução compacta para estrutura de fibra tem como foco data centers de alta densidade, que têm sido impactados pelas implementações de inteligência artificial
18/03/2025Novas plataformas chegam com a promessa de processamento de borda mais rápido, baixo consumo de energia e recursos multimídia avançados
14/03/2025Empresa já desenvolve tecnologias que permitem que as redes de próxima geração evoluam para o 6G
06/03/2025