MediaTek lança chip Dimensity 9400+ para smartphones flagship com IA
Novo chipset impulsiona aplicações de inteligência artificial generativa e IA agêntica localmente e investe na autonomia de bateria
11/04/202523/10/2023
Por redação AIoT Brasil
A Intel acaba de lançar o AI PC Acceleration Program, uma iniciativa de inovação global destinada a acelerar o ritmo de incorporação de inteligência artificial na indústria de computadores. O objetivo é conectar fornecedores independentes de hardware e software por meio de recursos que incluem ferramentas de IA, coengenharia, hardware, design, conhecimento técnico e oportunidades conjuntas de marketing conjunto.
Essas soluções deverão ajudar os fabricantes a aproveitar ao máximo as tecnologias do processador Core Ultra e o hardware correspondente, para maximizar o desempenho de aplicativos de IA e aprendizado de máquina, estimular novos casos de uso e conectar a indústria de PCs às soluções emergentes no ecossistema. “O programa permitirá a incorporação de IA em mais de 100 milhões de PCs até 2025, impulsionado pelo lançamento dos processadores Intel Core Ultra em 14 de dezembro”, explicou a Intel em comunicado.
A intenção é trabalhar com mais de 100 fabricantes de software e mais de 300 recursos acelerados por IA, a fim de aprimorar as experiências em efeitos de áudio, criação de conteúdo, jogos, segurança, streaming e colaboração de vídeo, entre outras funcionalidades. O programa inclui tecnologias Adobe, Audacity, BlackMagic, BufferZone, CyberLink, DeepRender, Fortemedia, MAGIX, Rewind AI, Skylum, Topaz, VideoCom, Webex, Wondershare Filmora, XSplit e Zoom.
Michelle Holthaus, vice-presidente executiva da Intel, disse que a liderança em software é fundamental para a experiência de IA nos PCs, por meio de uma abordagem de ecossistema aberto: “Com uma longa história no desenvolvimento de IA e uma rede de relacionamentos de engenharia ISV, a Intel terá um papel ativo na promoção de conexões e inovações que impulsionarão novos casos de uso e experiências no PC”, afirmou.
De acordo com a Intel, novo o programa representa um ponto de inflexão na indústria de PC, em uma era marcada pela crescente disponibilidade de software aprimorado por algoritmos de IA e aprendizado de máquina: “Esses aplicativos capacitam as pessoas a criar arte, fazer música, sintetizar conhecimento e trabalhar de maneira mais inteligente”.
O AI PC Acceleration também fornecerá acesso ao banco de talentos de engenharia da Intel para otimizações e ajustes de software com base nas necessidades do fornecedor de software, a ferramentas de desenvolvimento e a kits de desenvolvedor, além de oportunidades de entrada no mercado.
#hardware#inovação global#Intel#inteligência artificial#PC#software
Novo chipset impulsiona aplicações de inteligência artificial generativa e IA agêntica localmente e investe na autonomia de bateria
11/04/2025Os primeiros portáteis com o novo componente chegam nos próximos meses; com a NPU de 8ª geração, os usuários têm automação de tarefas em tempo real, computação personalizada e fluxos de trabalho aprimorados com inteligência artificial
08/04/2025Solução compacta para estrutura de fibra tem como foco data centers de alta densidade, que têm sido impactados pelas implementações de inteligência artificial
18/03/2025