Campinas recebe primeiro seminário de tecnologias quânticas
Promovido pelo Instituto Eldorado e pelo centro de inovação Cesar, evento reunirá especialistas do setor nos dias 14 e 15 de abril
27/03/202517/05/2021
Por redação AIoT Brasil
A antecipação da ocorrência de problemas nas linhas de produção é um dos principais desafios do setor industrial, na busca de redução de custos e danos. O Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) decidiu participar desse esforço e, atualmente, desenvolve um projeto de manutenção preditiva e prescritiva com uso de inteligência artificial, cuja aplicabilidade está obtendo “excelentes resultados” em suas próprias instalações, de acordo com a instituição.
Com campi na capital de São Paulo e em São Caetano do Sul, o IMT está utilizando computadores, dispositivos móveis e sensores para fazer a leitura de máquinas e equipamentos em tempo real, com foco na indústria 4.0, a fim de evitar prejuízos e paradas técnicas. “Em vez de manter o equipamento com base num cronograma pré-definido e negociado com a operação e a produção, esse tipo de manutenção analisa online a condição atual de um ativo para determinar a necessidade de manutenção”, explica o Instituto.
“Com a aquisição dos dados, conseguimos desenvolver atitudes e ações preditivas e prescritivas aplicadas no gerenciamento de máquinas, equipamentos e instalações”, afirma o professor Eduardo Linzmayer, coordenador do projeto no Centro de Pesquisas do IMT. Ele disse que o monitoramento online das operações poderá proporcionar vários benefícios para as indústrias, como aumento da disponibilidade, da segurança e da confiabilidade dos ativos técnicos, redução do tempo médio de reparos e dos custos operacionais e de manutenção dos ativos, identificação e aprendizagem de causas primárias de falhas e defeitos e aplicação de metodologias com IA, machine learning e data analytics.
Para desenvolver o projeto, o IMT firmou um convênio com a empresa de tecnologia AI Quatro, especializada em manutenção preditiva. Rafael Pavão Cardoso, engenheiro da AI Quatro, disse que a parceria com o IMT é importante por dois motivos: “Queremos ficar próximos das instituições de ciências para compartilhar a nossa tecnologia e desenvolver pesquisas aplicadas. Além disso, julgamos importante a proximidade da Mauá com as indústrias. O IMT é uma vitrine de exposição do nosso produto para aqueles que buscam tecnologia e inovação”.
O projeto do IMT tem a participação efetiva da equipe de engenharia da Gerência de Manutenção e Serviços (GMS). Além disso, professores, pesquisadores e alunos atuam de forma conjunta na geração de dados significativos, uma vez que há aplicações reais e práticas da engenharia de manutenção preditiva e prescritiva com IA em equipamentos e instalações no campus da instituição.
Ações preditivas reduzem os problemas nas operações industriais/Reprodução Instituto Mauá
#gerenciamento de maquinas#inteligência artificial#manutenção preditiva
Promovido pelo Instituto Eldorado e pelo centro de inovação Cesar, evento reunirá especialistas do setor nos dias 14 e 15 de abril
27/03/2025Escalada de atentados de facções criminosas liga o alerta das autoridades e expõe as fragilidades do sistema
18/03/2025Versão mais recente da assistente ficará disponível em março, somente nos Estados Unidos, e custará US$ 19,99 por mês
27/02/2025