IA ajuda a descobrir as causas dos incêndios em Los Angeles
Serviço Florestal dos EUA uniu-se a cientistas da computação na difícil tarefa de entender a origem do fogo e desenvolver ações preventivas
04/02/202513/01/2025
Imagem: Loja Continente Labs em Lisboa/Reprodução MC
Por redação AIoT Brasil
A rede de supermercados Continente, de Portugal, inaugurou na sexta-feira, 10 de janeiro, “a maior loja inteligente do mundo”, que oferece um sistema de smart checkout equipado com visão computacional, algoritmo de IA e prateleiras com sensores e balanças automáticas. Com isso, o cliente precisa apenas fazer suas compras e passar pelo caixa inteligente, sem a necessidade de tirar os produtos da sacola.
A novidade foi implantada numa filial na cidade de Leiria, 150 km ao norte de Lisboa, como resultado de um investimento de 1,5 milhão de euros em tecnologias desenvolvidas pela startup Sensei, também portuguesa. A loja conta com seis smart checkouts e self checkouts, além de painéis fotovoltaicos que proporcionam economia de energia e quatro postos de carregamento para veículos elétricos, no estacionamento.
“O nosso sonho é oferecer aos clientes o efeito ‘uau!’, de chegarem ao caixa e não terem de fazer nada”, disse Luís Moutinho, CEO da MC, que controla a rede de supermercados. “Desde o primeiro dia acreditamos numa loja híbrida, porque queremos que a experiência do cliente seja normal e tranquila, dando-lhe a opção, no momento da saída, de escolher o smart checkout e se surpreender”, acrescentou.
Esteve presente na inauguração a própria ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro, que conheceu as instalações da loja, numa área de 1.200 m2, toda coberta pela tecnologia da Sensei. Luís Moutinho afirmou que a automatização do serviço não implica demissão de funcionários: “A MC emprega 44 mil pessoas, e essa loja tem 28 novos colaboradores. Não queremos nem sequer reduzir as interações sociais que temos com os nossos clientes, mas acreditamos que o digital é um facilitador do nosso negócio”, disse.
Vasco Portugal, presidente da Sensei, definiu o novo sistema como “o estado da arte de IA aplicada ao varejo” e explicou: “Na prática, essa loja tem cerca de 12 mil referências de produtos diferentes, e o trabalho desta tecnologia que aqui instalamos é ter a capacidade de distinguir cada um desses produtos”, explicou.
Essa não é a primeira parceria feita entre a Sensei e a rede de supermercados, já que em maio de 2021 havia sido aberto o Continente Labs, em uma experiência ainda mais radical. Trata-se da primeira loja cashierless da Europa, sem caixas, sem filas, sem necessidade de pagamento no caixa, já que todo o processo de compra é monitorado pelo celular. Basta pegar o que quiser e sair.
Em uma área de venda de 150 m2, no centro de Lisboa, a Sensei instalou 20 km de cabos de rede, cerca de 230 câmeras no teto e mais de 400 sensores nas prateleiras, que associam os produtos recolhidos e devolvidos pelos clientes e criam carrinhos de compras virtuais, com o pagamento sendo processado automaticamente por meio do cartão associado.
#a maior loja inteligente do mundo#algoritmo de IA#loja híbrida#loja inteligente#smart checkout#visão computacional
Serviço Florestal dos EUA uniu-se a cientistas da computação na difícil tarefa de entender a origem do fogo e desenvolver ações preventivas
04/02/2025IA multimodal, pesquisa assistida, evolução dos chatbots, experiência do cliente e segurança cibernética serão os destaques
03/02/2025Procuradoria-Geral da Califórnia cobrou informações sobre o plano de reestruturação da empresa e o valor dos seus ativos
30/01/2025