Victor Ai apresenta a Hali, a nova assistente “meta-humana”
Fundador e CEO do Terminus Group diz que a transição para a IA geral será um marco na evolução da tecnologia e do conhecimento
14/11/202414/11/2024
*Foto: Imogen Heap e Shara Senderoff/Divulgação Web Summit
Por Ricardo Marques da Silva, de Lisboa, Portugal
A interseção entre a IA e a arte foi o tema do painel que reuniu nesta quinta-feira, no Web Summit Lisboa, a artista de vanguarda britânica Imogen Heap e Shara Senderoff, cofundadora e CEO da Jen Music AI, uma plataforma de criação musical de IA que enfatiza a ética e a transparência. O destaque foi o lançamento de dois modelos de voz chamados AI Style Filter, que ajudam o usuário a criar músicas originais inspiradas no estilo de um compositor ou produtor.
Um dos modelos foi treinado com músicas da própria Imogen Heap, entre as quais os novos singles What Have You Done To Me e Last Night of an Empire, para permitir a criação de novas composições com o estilo da cantora, mas mantendo “a transparência, a proteção e a compensação para a artista”, conforme destacaram. No palco principal do Summit, as duas mostraram como o Style Filter funciona, transformando prompts em composições que entrelaçam o estilo de Imogem com o trabalho pessoal do usuário da ferramenta.
“Nós temos paixão pela ética”, disse Shara, ao explicar o trabalho que antecedeu a criação do Style Filter. “Na Jen, estamos determinados a criar produtos inovadores que convidem os artistas a participar, enquanto a IA remodela a indústria musical e permite que sua arte tome novas formas conforme a tecnologia evolui, ao mesmo tempo em que garantimos que eles sejam respeitados e recompensados de forma justa”, acrescentou.
Imoge ratificou essa opinião: “A integridade de Shara brilha com uma luz extraordinária neste momento crucial da nossa história, em que a curva exponencial de inovação com IA atrai oportunistas concentrados em encher os bolsos na corrida do ouro ou aqueles que correm em alta velocidade para fincar sua ‘bandeira tecnológica’ na areia a fim de monopolizar um mercado”, afirmou.
De acordo com Imogen, a Jen inova ao lançar produtos e criar fluxos de receita adicionais para músicos: “A força e a determinação de Shara em manter os fundamentos éticos desde o início são inspiradoras, um exemplo muito raro de um serviço que contribui para um futuro em que os artistas serão valorizados e devidamente recompensados”.
Shara explicou que o Style Filter prova essa visão da criação artística, ao introduzir uma maneira inovadora de permitir que as pessoas colaborem com a essência musical de artistas com os quais elas talvez nunca tivessem a chance de trabalhar diretamente. “Lançar essa ferramenta com Imogen Heap, uma pioneira no encontro entre música e tecnologia, exemplifica nossa decisão de construir com respeito e reverência àqueles que abriram o caminho”, disse.
A CEO da Jen afirmou que atualmente, por meio do algoritmo, é muito fácil criar músicas que soem parecidas com outras: “O mais empolgante é que quanto mais você cria um estilo ou um determinado tipo de som com base na obra de um artista, mais isso retorna para você”. Shara Senderoff anunciou ainda que a partir de dezembro, graças ao relacionamento direto que mantém com vários artistas, será iniciado um plano de mapear todos os criadores de música do mundo para que a Jen tenha a oportunidade de ampliar o modelo de voz AI Style Filter.
#AI Style Filter#modelo de voz#música#plataforma de criação musical de IA#Web Summit#Web Summit Lisboa
Fundador e CEO do Terminus Group diz que a transição para a IA geral será um marco na evolução da tecnologia e do conhecimento
14/11/2024Diretora do AI Now Institute diz que o custo excessivo da tecnologia e a dependência dos governos devem levar as empresas a rever suas estratégias
14/11/2024Fundadores da Picsart e da Runway mostram como as novas tecnologias permitem fazer mais com menor custo
13/11/2024