AiotAiot


Imagem de Sam Altman gerada por IA repercute na Índia

CEO da OpenAI aparece com camisa de críquete do país e muitos indianos questionaram a razão desse interesse repentino

09/04/2025

Imagem de Sam Altman gerada por IA repercute na Índia
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Reprodução X

Uma imagem no estilo Ghibli publicada por Sam Altman em seu perfil no X, em que ele aparece vestido com uma camisa da seleção indiana de críquete, provocou reações opostas no país asiático. De um lado, houve vários elogios, mas, ao mesmo tempo, muitas pessoas questionaram a razão real do súbito interesse do CEO da OpenAI pela Índia e duvidaram de suas boas intenções.

Um usuário comentou no próprio X: “Nos últimos dias, você tem elogiado muito a Índia e os clientes indianos. Como surgiu esse amor repentino pela Índia? Parece que há uma estratégia profunda acontecendo nos bastidores”. Outro disse: “Sam se esforçando para atrair clientes indianos”. E um terceiro perguntou: “Agora aguardando seu anúncio sobre a Índia. Quanto você está alocando desses US$ 40 bilhões para a Índia?”, referindo-se ao financiamento recorde recentemente obtido por Altman para a OpenAI.

O jornal Indian Express publicou uma matéria a respeito do assunto e reproduziu um comentário mais incisivo de um usuário indiano: “Cara, você está se apoiando muito na Índia para esses MAUs” – MAU é a sigla em inglês de usuários ativos mensais, uma métrica-chave que indica o nível de engajamento e o potencial de monetização de um influenciador nas mídias sociais.

O Indian Express disse que não foi a primeira vez que Altman citou fatos referentes ao país e lembrou que, dias atrás, ele republicou imagens de IA no estilo Ghibli do India Post e pouco antes havia reagido com um emoji de bandeira indiana a uma mensagem em que aparecia uma imagem do primeiro-ministro Narendra Modi. Na ocasião, Altman elogiou a rápida adoção de IA pelo país e afirmou: “A Índia está ultrapassando o mundo”. Essa declaração mereceu uma resposta ácida do empreendedor indiano Kunal Shah, que fundou a fintech CRED: “A Índia é a fazenda MAU do mundo”.

A BBC britânica também repercutiu a polêmica e publicou uma matéria em tom crítico: “O ceticismo em torno do suposto cortejo de Altman à Índia pode ser devido às suas opiniões anteriores sobre as capacidades de IA do país. Durante uma visita em 2023, ele pareceu quase desdenhoso em relação às pequenas startups indianas que criavam ferramentas de IA que pudessem competir com as criações da OpenAI. Questionado em um evento sobre como uma equipe pequena e inteligente com um orçamento baixo de cerca de US$ 10 milhões poderia construir modelos fundamentais de IA substanciais, ele respondeu que seria ‘totalmente inútil’ tentar isso, mas que os empreendedores deveriam tentar mesmo assim. Mas quando visitou a Índia novamente neste ano, Altman mudou de ideia”.

Nikhil Pahwa, fundador do site de política tecnológica MediaNama, acrescentou: “A Índia tem uma base de clientes muito grande para todos os modelos básicos de IA globais e, com o ChatGPT sendo desafiado pelo DeepSeek AI, muito mais barato, Altman provavelmente está ansioso para adquirir mais clientes indianos e manter os desenvolvedores indianos alinhados positivamente para desenvolver os serviços da OpenAI. Então, quando se trata dessas grandes aberturas em direção à Índia, não há amor verdadeiro. São apenas negócios”.

TAGS

#Ghibli#MAU#seleção indiana de críquete#usuários ativos mensais

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas