OpenAI é acusada na Índia de violação de direitos autorais
Processo foi aberto por uma das principais agências de notícias do país e envolve dados usados no treinamento do ChatGPT
21/11/202418/08/2023
Por redação AIoT Brasil
A IBM anunciou que o modelo de 70 bilhões de parâmetros Llama 2, desenvolvido pela Meta em parceria com a Microsoft, vai ficar disponível em sua plataforma de dados Watsonx, atualmente utilizada por clientes selecionados. Segundo a IBM, a iniciativa é o passo inicial de uma colaboração com a Meta em inovação aberta para IA, que incluirá projetos como a estrutura de aprendizagem de máquina PyTorch e o mecanismo de consulta Presto, usado em watsonx.data.
O projeto também apoiará a estratégia da IBM de oferecer tanto seus próprios modelos de IA como os de terceiros. “Atualmente, no watsonx.ai, os desenvolvedores de IA podem alavancar modelos da IBM e da comunidade Hugging Face, que são pré-treinados para suportar uma gama de tarefas de processamento de linguagem natural (PLN), entre as quais perguntas e respostas, geração de conteúdo, resumo, classificação de texto e extração”, explicou a empresa em comunicado à imprensa.
Nesta semana também foi divulgado um link para a plataforma na qual os desenvolvedores de IA poderão explorar o watsonx.ai gratuitamente. “A IBM, assim como a Meta, apoia a inovação aberta. Há valor em envolver uma comunidade robusta e diversificada de criadores e pesquisadores de IA para testar, compartilhar feedback e colaborar nessas tecnologias para impulsionar mais inovações. Estamos ansiosos para ver o que esses inovadores criarão com o Llama 2 e com outros modelos na plataforma watsonx”, disse a empresa.
De acordo com a IBM, a disponibilização do Meta Llama 2 é parte do aperfeiçoamento contínuo da Watsonx, sua plataforma de IA e dados pronta para uso corporativo: “A futura disponibilidade do Llama 2 em watsonx.ai será outro marco no roadmap de IA generativa da IBM e deverá ser seguida pelos próximos lançamentos de seu AI Tuning Studio, modelos adicionais de IA em watsonx.ai e FactSheets em watsonx.governance”.
Em relação à segurança, a IBM disse que está empenhada em manter os princípios de confiança à medida que continua a desenvolver suas capacidades de IA generativa, e acrescentou: “Por exemplo, quando os usuários executam o modelo Llama 2 por meio do laboratório em watsonx.ai, eles podem alternar na função de proteção IA para ajudar a remover automaticamente linguagem nociva a partir do texto do prompt de entrada, bem como a saída gerada pelo modelo. A Meta também fornece uma conta de sua metodologia de ajustes usada em seus grandes modelos de linguagem”.
Explicou ainda que IBM Consulting conta com a expertise de 21 mil consultores de IA, dados e automação, além de um centro de excelência para IA generativa com mais de 1 mil consultores especializados na tecnologia. “Esses especialistas podem trabalhar com os clientes para ajudar a sintonizar e operacionalizar modelos para casos de uso direcionados e alinhados com seus requisitos específicos”, completou.
#aprendizagem de máquina#inovação aberta#inteligência artificial#processamento de linguagem natural#Watsonx
Processo foi aberto por uma das principais agências de notícias do país e envolve dados usados no treinamento do ChatGPT
21/11/2024O AIoT Brasil acompanhará de perto um dos mais importantes eventos de tecnologia do mundo, que deverá receber mais de 70 mil participantes
11/11/2024Confira novas profissões que estão surgindo com a inteligência artificial e saiba como se preparar para esse mercado em expansão
05/11/2024