Carreira em IA: conheça 6 profissões para entrar na área
Confira novas profissões que estão surgindo com a inteligência artificial e saiba como se preparar para esse mercado em expansão
05/11/202411/11/2024
Por redação AIoT Brasil
“Onde o futuro vai nascer”: esta é uma das maneiras como é descrito o Web Summit Lisboa 2024, que começa nesta segunda-feira, 11, na capital portuguesa e se estenderá até o dia 14. O evento também é apontado como a maior conferência de tecnologia da Europa e uma das principais do mundo, “onde os gigantes da web se reúnem”, e esses superlativos se justificam plenamente.
Espera-se a participação de mais de 70 mil pessoas de mais de 160 nacionalidades, 3 mil startups, mais de 2 mil jornalistas, aproximadamente 1 mil investidores e dezenas de palestrantes de peso, entre os quais Brad Smith, vice-presidente da Microsoft; Frank Cooper, diretor da Visa; Jessica Sibley, CEO da revista Time; Eshan Ponnadurai, chefe global de marketing de consumo da Meta; Kuo Zhang, presidente do Alibaba.com, e o cantor e empreendedor Pharrell Williams. Entre os representantes de governos, estarão presentes Luís Montenegro, primeiro-ministro de Portugal, e Robert Habeck, vice-chanceler da Alemanha.
Sem surpresa, o impacto da inteligência artificial nas empresas, na sociedade e no cotidiano das pessoas será o tema central do evento, com painéis inteiramente dedicados à tecnologia e às suas ferramentas. Os organizadores do Web Summit explicaram essa opção: “Em um momento de grande incerteza para muitos setores e, na verdade, para o próprio mundo, reunimos formuladores de políticas, chefes de estado e fundadores e CEOs de empresas de tecnologia e startups de rápido crescimento para fazer uma pergunta simples: para onde vamos agora?”.
O irlandês Patrick Cosgrave, cofundador da conferência, que foi realizada pela primeira em 2009, disse que neste ano deverão participar cerca de 15 mil criadores de empresas de tecnologia em busca, principalmente, de clientes: “A procura por investidores já não é a principal prioridade das empresas em fase de arranque, e sim encontrar clientes. Os tradicionais investidores de capital de risco em fase inicial estão sendo cada vez mais postos de lado, enquanto uma nova geração de startups está começando a crescer sem eles”, afirmou.
Essa seria uma mudança de tendência no setor de tecnologia, segundo Cosgrave: “Talvez seja porque nunca foi tão barato construir softwares, ou talvez seja porque nunca foi tão barato desenvolver uma empresa de software ou porque nunca foi tão fácil encontrar clientes. Talvez seja porque as grandes empresas tecnológicas despediram centenas de milhares de funcionários altamente talentosos nos últimos anos e muitos deles estão agora a criar uma nova geração de startups”, disse o empreendedor.
Pavilhão brasileiro
O Web Summit também deverá receber mais de 400 startups brasileiras, um recorde de participação, e parte delas ficará abrigada em um pavilhão instalado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), para expor seus produtos e fechar negócios. Essas empresas foram selecionadas pela Apex e pelo Sebrae, em conjunto com o Itamaraty e o Serpro, a fim de “mostrar a tecnologia do Brasil para o mundo, enquanto defendem a sustentabilidade em escala global”, segundo a agência.
Como ocorreu nas edições anteriores, o AIoT Brasil acompanhará de perto a programação do Web Summit Lisboa, para destacar o que acontecerá de mais importante na conferência.
Confira novas profissões que estão surgindo com a inteligência artificial e saiba como se preparar para esse mercado em expansão
05/11/2024Na Roma antiga o apelido era dado a quem tinha cabelos ruivos, mas parece que o motivo real é bem mais sentimental
05/11/2024Session Insights foi desenvolvida pela TeamViewer com base em pesquisa feitas com profissionais com poder de decisão
01/11/2024