Capacete usa tecnologia para reviver a voz de Ayrton Senna
A experiência, lançada pelo Guaraná Antarctica e pela Senna Brands, estará disponível até o dia 17 de novembro no Parque Ibirapuera
31/10/202409/08/2023
Por redação AIoT Brasil
A Premier League, o principal campeonato de futebol do Reino Unido, começa nesta sexta-feira, 11 de agosto, e só terminará em 19 de maio de 2024. Porém, se a previsão de uma inteligência artificial estiver certa, o resultado já está definido: o Manchester City será novamente campeão, seguido do Liverpool e do Arsenal, enquanto o Luton e o Nottingham Forest cairão para a segunda divisão.
A predição foi anunciada pelo portal londrino AI Business, que fez uma parceria com a plataforma Kickoff.ai com o objetivo específico de tentar acertar a classificação completa do torneio com nove meses de antecedência. Se de fato isso acontecer, será uma proeza para o time comandado pelo espanhol Pep Guardiola, que ganharia o quarto troféu consecutivo, com destaque para craques como o norueguês Erling Haaland e o belga Kevin de Bruyne.
A Kickoff.ai usa IA e aprendizado de máquina para prever os resultados das partidas de futebol e é muito popular entre os apostadores ingleses. Com base em dados anteriores e em modelos estatísticos, os especialistas da plataforma analisam as probabilidades de cada equipe nos confrontos futuros.
De acordo com a Kickoff.ai, o que diferencia sua IA das demais é o uso do que chama de “inferência bayesiana”, que consiste na avaliação de hipóteses pela máxima verossimilhança, a partir do teorema de Bayes, com base em métodos computacionais relacionados a inteligência, mineração de dados e histórico. “Essa é uma maneira elegante de dizer que somos capazes de entender o quanto estamos confiantes quanto a uma determinada previsão”, explica a Kickoff.ai em seu site.
Como exemplo, cita um eventual jogo entre Argentina e Islândia numa final da Copa do Mundo: “É provável que a Argentina vença – na verdade, quase ninguém (com a possível exceção dos islandeses) afirmaria que a Islândia tem melhores chances. Mas quão mais provável é uma vitória da Argentina do que uma vitória da Islândia? 60%? 90% Talvez 99%? Por um lado, a Argentina é claramente o melhor time no papel, mas, por outro lado, a Islândia nunca participou de uma fase final da Copa e pode ter um desempenho acima do normal. A inferência bayesiana leva isso (e muito mais) em consideração”.
Por sua vez, o AI Business avalia as previsões também com base nas trocas de jogadores ocorridas nos últimos dois meses e em alguns resultados recentes, como a vitória do Arsenal sobre o City na Supercopa da Inglaterra, nos pênaltis, no domingo passado: “O Arsenal pode ter derrotado o City no fim de semana no Community Shield em Wembley, mas o time do norte de Londres precisará de mais do que pênaltis para desafiar os três vencedores da temporada passada”, disse o site.
O AI Business também explicou quem são os responsáveis pelas previsões da Kickoff.ai: “As mentes por trás do sistema são Lucas Maystre e Victor Kristof, que se conheceram na École Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suíça. Kristof é o fundador e CEO da DemoSquare, uma plataforma online para automatizar o monitoramento e a análise de dados legais e políticos, e Maystre é pesquisador do Spotify”.
#aprendizado de máquina#futebol#inteligência artificial#Manchester City campeão#Premier League#previsão
A experiência, lançada pelo Guaraná Antarctica e pela Senna Brands, estará disponível até o dia 17 de novembro no Parque Ibirapuera
31/10/2024Um dos quatro principais torneios de tênis do mundo apresentará novidades criadas pela IBM em parceria com a Usta
20/08/2024José Carlos Brunoro, medalhista olímpico e ex-CEO do Palmeiras, e Eduardo Brunoro, diretor da TPV/Philips, falam sobre a falta de uma política esportiva no Brasil, gestão e inovação tecnológica
16/08/2024