AiotAiot


IA mira crimes cometidos por duas pessoas em uma moto

Nova solução foi desenvolvida com um algoritmo criado na América Latina e até o final de 2024 irá incorporar outros analíticos ligados a crimes como sequestros

09/04/2024

IA mira crimes cometidos por duas pessoas em uma moto
Tamanho fonte

Por Daniel dos Santos

A Irisity, empresa da área de tecnologia de vigilância orientada por inteligência artificial e analytics, lançou na América Latina uma solução em software que utiliza algoritmos de IA para monitorar e rastrear duas pessoas em uma motocicleta. Não que seja crime duas pessoas andarem em uma moto no Brasil, mas as autoridades de segurança em vários países sabem que há grande incidência desta prática nos delitos (principalmente roubos de celulares) envolvendo pedestres, roubos de motocicletas e até mesmo assassinatos.

“Este é um exemplo de uma análise de comportamento, o chamado analítico personalizado, que nós estamos trazendo também para outras aplicações na parte de segurança pública. Iniciamos com a detecção de duas pessoas em um moto, mas estamos trabalhando também na detecção de crimes como assaltos e sequestros, por exemplo”, afirma João Paulo Florentino, vice-presidente de vendas e operações para a América Latina da Irisity. Segundo o executivo, os novos recursos deverão estar disponíveis até o final de 2024.

O objetivo é apoiar as autoridades na detecção e ação em tempo real para coibir a criminalidade feita inicialmente por pessoas em motocicletas – fato crescente e que vem se tornando comum no Brasil e países da região.

Por meio de vários sistemas de câmeras de videomonitoramento e acionamento de resposta em tempo real, a solução em software traz recursos de IA   que permitem que câmeras gerem alarmes aos operadores de Centros de Comando e Controle ao detectarem uma moto com duas pessoas – especialmente em situação suspeita como entrar em ruas pela contramão, com motorista ou garupa aportando armas de fogo, abordando pessoas na rua ou outros veículos etc.

A tecnologia foi criada a partir de uma necessidade real da cidade do distrito de Vicente Lopez, na Argentina, para combater os crimes nos quais a abordagem é realizada por duas pessoas em uma moto, desenvolvida com base na metodologia real de MLOPs (Machine Learning Operations).

“Já estamos com sistema implementado, em testes e em negociações, e esperamos que a receita da Irisity com projetos em órgãos de Segurança Pública represente 30% da nossa receita global ao longo deste ano”, afirma Florentino.

TAGS

#assalto#crime#garupa#IA#Irisity#moto#roubo#segurança

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas