AiotAiot


IA mantém-se como principal ferramenta de marketing no Brasil

Pesquisa Panorama de Marketing e Vendas da RD Station mostrou que a tecnologia lidera os planos de investimento de 78% das empresas

21/06/2024

IA mantém-se como principal ferramenta de marketing no Brasil
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A exemplo do que ocorreu nos anos anteriores, as ferramentas de inteligência artificial devem manter o predomínio nas ações, nas estratégias e nos investimentos das áreas de marketing e vendas das empresas brasileiras. De acordo com a recém-divulgada pesquisa “Panorama de Marketing e Vendas”, elaborada pela RD Station, a tecnologia foi apontada como tendência principal para 2024 e 2025 por 71% dos entrevistados, com base nos resultados obtidos no último ano.

O estudo, um dos mais abrangentes do Brasil, ouviu 3.311 profissionais – 1.827 de marketing e 1.484 de vendas – e mostrou com clareza o avanço da IA no setor, por meio de insights como este: 64% das empresas que usam a tecnologia atingiram as metas de marketing, proporção que cai para 34% entre as que não usam. Entre as agências de marketing, 71% já utilizam IA em seus projetos e, sem muita surpresa, o WhatsApp mostrou mais uma vez a sua força: de acordo com a pesquisa, a rede é usada diariamente por 84% dos times de vendas.

Entre as boas notícias está o fato de que, apesar de um cenário repleto de desafios, 78% dos entrevistados disseram que têm expectativas de aumentar o investimento em ações de marketing em 2024 e 49% pretendem investir mais do que em 2023. Por outro lado, segundo o estudo, 75% das empresas não conseguiram atingir suas metas de marketing no ano passado, o que reforça a importância da definição de objetivos claros e indicadores de desempenho.

Responsável pela realização da pesquisa, a plataforma digital RD Station foi adquirida há pouco mais de três anos pelo Grupo Totvs, com o objetivo de apoiar melhor as empresas na estruturação de seus processos de marketing e vendas, com ênfase nas tecnologias emergentes. “Não poupamos esforços para adotar IA no que fazemos e para democratizar o uso dessa tecnologia, e conseguimos integrar a IA em todos os nossos serviços”, explicou Juliano Tubino, CEO da RD Station, em entrevista exclusiva ao AIoT Brasil – cuja íntegra pode ser vista abaixo.

Como exemplo da relevância da tecnologia, Tubino lembrou que na última quarta-feira, 19 de junho, a RD Station lançou no evento Universo Totvs um plugin para plataformas de e-commerce com um chat 100% alimentado por IA, sem setup. “No momento que você faz a integração, a IA já lê todo o seu catálogo de produtos e sua descrição, pois está treinada para fornecer todas as informações necessárias”.

Em relação ao futuro da IA, Tubino disse que, como ocorreu com outras “ondas tecnológicas”, como o início da web e do mobile, o avanço dessa tecnologia será muito rápido e definitivo: “Daqui a dois anos não estaremos mais discutindo a respeito da IA sozinha, pois suas ferramentas estarão muito mais aplicadas a negócios, numa camada muito mais profunda de aplicabilidade. Ao mesmo tempo, assim como foram essas outras ondas, a chapa quente vai acontecer quando entrar algum player que seja “duro” na categoria em que você está inserido, que não use IA como algo adicional, mas sim que a use primariamente. Foi assim com o e-commerce. Quando os varejistas começaram a se preocupar? Com a Amazon. Quando uma agência, uma consultoria ou uma empresa de CRM propuser um serviço 100% de IA, será quando os players vão entender que o conhecimento específico que têm não é o suficiente e precisarão de ajuda adicional”.

Tubino acrescentou: “Meu conselho às empresas é este: experimentem. Gastem algum tempo tentando mudar seu negócio com o uso de uma nova tecnologia para ir substituindo e aprimorando os processos atuais. Porque o vencedor será aquele que conseguir carregar o que tem de bom na versão antiga do mundo e experimentar o novo. Em tecnologia, há duas certezas: uma, que você nunca vai parar de remar e outra, que sempre vai ter oceano para você navegar”.

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas