Ericsson integra dispositivos de IoT a robôs inteligentes
Nova solução se destina à automação industrial e opera com infraestrutura de computação em borda e nuvem
04/11/202412/01/2024
Por redação AIoT Brasil
Com a ajuda da IA generativa, os robôs estão ficando mais inteligentes. Durante a CES, o vice-presidente de robótica e computação de borda da Nvidia, Deepu Talla, detalhou como a Nvidia e seus parceiros estão unindo a IA generativa e a robótica.
Segundo a empresa, o movimento é um ajuste natural, com uma lista cada vez maior de parceiros – incluindo Boston Dynamics, Collaborative Robotics, Covariant, Sanctuary AI, Unitree Robotics e outros – adotando grandes modelos de linguagem (LLM) acelerados por GPU para oferecer níveis sem precedentes de inteligência e adaptabilidade a máquinas de todos os tipos.
“Os robôs autônomos alimentados por inteligência artificial estão sendo cada vez mais utilizados para melhorar a eficiência, diminuir os custos e enfrentar a escassez de mão de obra”, afirma Talla.
Há uma década, o fundador e CEO da Nvidia, Jensen Huang, entregou em mãos o primeiro supercomputador de IA, Nvidia DGX para a OpenAI. Agora, graças ao ChatGPT da OpenAI, a IA generativa se tornou uma das tecnologias de crescimento mais rápido do nosso tempo.
O impacto da IA generativa irá além da geração de textos e imagens, chegando a residências e escritórios, fazendas e fábricas, hospitais e laboratórios. O segredo: os LLMs, semelhantes ao centro de linguagem do cérebro, permitirão que os robôs entendam e respondam às instruções humanas de forma mais natural.
Essas máquinas serão capazes de aprender continuamente com os humanos, entre si e com o mundo ao seu redor. “Com esses atributos, a IA generativa é adequada para a robótica”, ressalta Talla.
Como os robôs estão usando a IA generativa
A Agility Robotics, a NTT e outras empresas estão incorporando a IA generativa em seus robôs para ajudá-los a entender comandos de texto ou de voz. Os aspiradores de pó robóticos da Dreame Technology estão sendo treinados em espaços simulados criados por modelos de IA generativa. E a Electric Sheep está desenvolvendo um modelo mundial para o corte autônomo de grama.
As tecnologias da Nvidia, como as plataformas Nvidia Isaac e Jetson, que facilitam o desenvolvimento e a implantação de robôs alimentados por IA, já contam com a adoação por mais de 1,2 milhão de desenvolvedores e 10.000 clientes e parceiros.
“A IA generativa gera uma contribuição positiva para diversos setores e a Nvidai impulsiona essa tecnologia por meio de suas plataformas e ferramentas. Os desenvolvedores podem aproveitar as aplicações para realizar uma infinidade de tarefas que impactam a sociedade, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina.
#grandes modelos de linguagem (LLM)#IA generativa#Jetson#NVIDIA DGX#NVIDIA Isaac#NVIDIA Omniverse#NVIDIA Picasso#open AI#robôs autônomos
Nova solução se destina à automação industrial e opera com infraestrutura de computação em borda e nuvem
04/11/2024Empresa californiana disse que foram incorporados avanços significativos em IA, visão computacional e sensores
30/08/2024Feito inédito foi registrado nos Estados Unidos em um procedimento que utilizou IA, imagens em 3D e um braço robótico
12/08/2024