AiotAiot


IA chinesa de geração de vídeos, Seedance 2.0 impressiona pela qualidade

Novo modelo da ByteDance é capaz de produzir narrativas cinematográficas ultrarrealistas com apenas alguns comandos

12/02/2026

IA chinesa de geração de vídeos, Seedance 2.0 impressiona pela qualidade
Tamanho fonte

Por Ricardo Marques da Silva

Lançado há apenas uma semana, o modelo de criação de vídeos com inteligência artificial Seedance 2.0 já provocou reações surpreendentes – assista aos vídeos abaixo. De um lado, foi responsável por altas significativas na bolsa de valores de empresas tecnológicas e de entretenimento e, de outro, impressionou os analistas pela qualidade excepcional do conteúdo que é capaz de produzir, descrito como “cinematográfico”.

O novo modelo foi desenvolvido pela empresa chinesa ByteDance, que foi fundada por Zhang Yiming em 2012 e controla também o TikTok, e que agora se coloca em condições de competir em pé de igualdade com a rival KlingAI, da plataforma de vídeos curtos Kuaishou. A impressão inicial é de que o Seedance 2.0 pode gerar imagens ultrarrealistas com movimentos fluidos e acrescentar sons compatíveis com os movimentos por meio de comandos simples, a ponto de ultrapassar as expectativas do mercado.

Em um comunicado, a ByteDance disse que o sistema foi projetado para ser usado em produções profissionais de cinema, comércio eletrônico e publicidade, graças à capacidade de processar texto, imagens, áudio e vídeo simultaneamente, reduzindo o custo de criação de conteúdo. Já houve quem comparasse o lançamento do Seedance 2.0 ao impacto impressionante causado pelo DeepSeek.

O sucesso imediato do modelo foi impulsionado também pela recepção elogiosa de alguns dos executivos do Vale do Silício, como Elon Musk, dono da xAI, que exaltou o Seedance 2.0 em sua plataforma de mídia social X e comentou: “O sucesso está acontecendo rapidamente”. Usuários de plataformas de IA também compartilharam vídeos que demonstravam a complexidade e a qualidade dos vídeos que conseguiram criar, independentemente da sofisticação ou esquisitice da solicitação.

Uma reportagem da agência Reuters descreveu assim uma dessas criações: “Um vídeo de 2 minutos, que teve cerca de 1milhão de visualizações no Weibo, mostrava o rapper e produtor musical Ye, anteriormente conhecido como Kanye West, e a estrela de reality show Kim Kardashian como personagens de um drama palaciano ambientado na China Imperial, falando e cantando em mandarim”.

Por sua vez, ao se referir ao novo modelo, o site Global Times destacou que o setor de IA generativa da China está em uma fase de crescimento acelerado, com o número de usuários atingindo 602 milhões em dezembro de 2025, o que representa um aumento anual de 141,7%. Além disso, a taxa de penetração da IA ​​generativa na China subiu para 42,8%, uma alta de 25,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

TAGS

#ByteDance#geração de vídeos#IA chinesa#IA generativa#imagens ultrarrealistas#inteligência artificial

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas