AiotAiot


IA ajuda universidades a combater o plágio

Novas ferramentas da Coursera baseadas em inteligência artificial buscam aumentar o rigor acadêmico e o valor das credenciais digitais

05/09/2024

IA ajuda universidades a combater o plágio
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A Coursera, plataforma de aprendizagem online, anunciou vários novos recursos alimentados por IA generativa, com foco dimensionar a criação e a classificação de avaliações, fortalecer a integridade acadêmica e aprimorar o aprendizado e a avaliação.

Segundo a empresa, esses recursos, incluindo classificação assistida por IA, monitoramento e navegador de bloqueio e exames Viva, baseados em IA, ajudarão as universidades a oferecer aprendizado autêntico aos alunos, ao mesmo tempo que valorizam avaliações, cursos e certificados on-line.

No Brasil, o Congresso está avançando com propostas  para regulamentar a IA, como a proposta 2338/2023, que estabelece princípios de transparência, segurança e direitos humanos, e pede a criação da Agência Nacional de Inteligência Artificial (ANIA) para supervisionar o uso de IA. À medida que as universidades recorrem cada vez mais a plataformas online para melhorar os seus currículos, preencher lacunas de competências e melhorar a empregabilidade dos estudantes, devem também garantir que os ambientes de aprendizagem digital mantenham elevados padrões acadêmicos.

Embora a IA Generativa introduza novos riscos para a má conduta dos estudantes, ela oferece simultaneamente oportunidades para fortalecer a integridade acadêmica em maior escala. “Estamos entusiasmados em capacitar as universidades brasileiras com novas ferramentas para manter os mais altos padrões de integridade acadêmica no aprendizado online”, diz Jeff Maggioncalda, CEO da Coursera.

Os novos recursos incluem:

  • Gerador de avaliação de IA – economiza o tempo dos educadores gerando diversas avaliações matemáticas, textuais e de múltipla escolha e as integra nas tarefas. A Alliance University está testando esse recurso para gerar rapidamente avaliações de cursos personalizadas em grande escala.
  •   Bancos de perguntas e variantes – fornece uma variedade de perguntas e múltiplas  para testes, tornando os exames difíceis de prever e mais fáceis de criar.
  •   Avaliação assistida por IA – simplifica a avaliação, sugerindo pontuações e feedback com base na análise das tarefas, cabendo aos avaliadores as decisões finais.
  •   Bloqueio de itens avaliados – exige que os alunos concluam todos os itens não avaliados, assistam a vídeos e finalizem leituras, promovendo um aprendizado abrangente e sem lacunas. A Universidade Woxsen está atualmente testando a ferramenta.
  •   Limites de tempo e tentativa – controla as tentativas de exame para garantir a imparcialidade, desencorajar tentativa e erro e limitar o acesso a recursos externos, incentivando o envolvimento e a reflexão significativos.
  • Navegador de supervisão e bloqueio – mantém a integridade do exame bloqueando recursos não autorizados e detectando assistência não autorizada durante exames de alto risco.
  •   Detecção de plágio – identifica instantaneamente conteúdo semelhante a envios anteriores, impedindo o plágio e educando os alunos sobre o pensamento independente e a originalidade.

TAGS

#ChatGPT#cursos#GenAI#IA#IA generativa#plágio#universidade

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas