AiotAiot


IA ajuda a fazer diagnóstico precoce de doenças graves

Solução de uma healthtech brasileira detecta sintomas de problemas ainda no estágio inicial com base no exame de imagens e já está sendo utilizada em mais de 200 hospitais e clínicas

20/09/2022

IA ajuda a fazer diagnóstico precoce de doenças graves
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A startup da área de saúde Viziomed, de Recife (PE), desenvolveu uma solução que utiliza inteligência artificial e análise de imagens para ajudar a detectar precocemente alguns tipos de câncer e outras doenças graves. A tecnologia já está disponível em mais de 200 clínicas e hospitais em 19 estados do país e apoia o radiologista no direcionamento do resultado dos exames, a fim de aumentar a assertividade do diagnóstico.

A plataforma da Viziomed pode ser aplicada também por empresas que querem acompanhar os exames médicos dos seus funcionários por meio de convênios, que levam até 90 dias para disponibilizar as informações relacionadas a consultas feitas em clínicas e hospitais. Com os recursos de IA, esse tempo poderia ser significativamente reduzido, o que tornaria mais fácil perceber o início de problemas de saúde.

Em entrevista ao portal especializado em saúde Future Health, Filipe Guerra, diretor e cofundador da Viziomed, disse que os algoritmos identificam anormalidades em exames de imagens, entre as quais os estágios iniciais de doenças como câncer de pulmão, câncer de mama e problemas pulmonares, além de contribuírem na prevenção de AVC, infarto e derrame cerebral.

“Nos casos de câncer de mama, por exemplo, 30% dos resultados de exames são falsos negativos e 15% são falsos positivos”, afirmou Guerra, acrescentando que outro benefício da tecnologia é a rapidez no processo. No momento em que a IA identifica algo de anormal no exame de imagem, é enviada, automaticamente, uma mensagem ao médico corporativo, para indicar que determinado funcionário requer atenção especial.

Segundo a Viziomed, a plataforma também permite que o médico da empresa tenha acesso aos laudos dos empregados, desde que estes autorizem a divulgação. A partir daí, quando o médico corporativo inicia o processo de acompanhamento de um funcionário, entra em ação o que chamam de “enfermeira navegadora”.

“Por meio da nossa plataforma, essa profissional orienta o funcionário da empresa contratante a marcar uma nova consulta ou exames, além de indicar um médico especialista para iniciar o tratamento. Assim, a enfermeira navegadora ajuda a reduzir o tempo entre o recebimento do laudo e o início do tratamento”, disse Guerra.

O diretor da Viziomed disse ainda que a startup deve fechar o ano com um faturamento de R$ 1,5 milhão, atendendo a mais de 30 empresas e 1 milhão de pessoas. Para 2023, a expectativa é de triplicar esse faturamento.

TAGS

#análise de imagens#cancer#doenças graves#HealthTech#inteligência artificial#saúde

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas