Terapeutas usam secretamente o ChatGPT e chocam os pacientes
Artigo da MIT Technology Review relata casos em que profissionais recorreram à IA para responder às questões apresentadas nas sessões
25/09/202504/04/2024
Os chatbots vieram para ficar na área da saúde, pelo que indica levantamento realizado pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) em parceria com a Associação Brasileira de Startups de Saúde (ABSS). A sondagem contemplou 45 hospitais privados no país, e verificou que 62,5% já utilizam ferramentas de atendimento que incorporam recursos de inteligência artificial (IA). O estabelecimento de saúde ganha produtividade e o paciente vê crescerem as alternativas de interação com a rede hospitalar.
“Há um potencial grande oferecido pelos atendentes virtuais no sentido de elevar rapidamente tanto a qualidade do atendimento quanto a relação custo/benefício para as empresas do segmento”, afirma Frederico de Souza, CEO da Botdesigner.
O mercado de produtos e serviços que utilizam a IA para a área da saúde deverá alcançar o valor de US$ 187,9 bilhões em todo o mundo até 2030, conforme estimativa da Precedence Research.
Confira três vantagens para os hospitais
Diversificação de canais
Ao oferecer um chatbot para WhatsApp ou site, o estabelecimento de saúde desafoga a demanda pelo atendimento telefônico e otimiza o tempo empregado na tarefa.
Triagem do atendimento
Os pacientes que necessitam da participação de um profissional são encaminhados pela ferramenta para os profissionais desejados. Isso evita a transferência desnecessária entre ramais, poupando o tempo despendido pelo paciente.
Integração do agendamento de consultas
Um chatbot eficiente permite a integração com os principais softwares clínicos e hospitalares do mercado. Assim, todas as interações são automaticamente salvas no sistema do estabelecimento de saúde.
#atendimento#chatbots#hospitais#inteligência artificial#saúde
Artigo da MIT Technology Review relata casos em que profissionais recorreram à IA para responder às questões apresentadas nas sessões
25/09/2025Pesquisadores de Oxford poderão usar por 10 mil horas a poderosa máquina criada pela Universidade de Cambridge
29/08/2025Modelo criado por cientistas do MIT poderá ser usado para tratar obesidade, diabetes e outros distúrbios metabólicos
20/08/2025