AiotAiot


GPT-5 chega com promessa de ser mais rápido, inteligente e útil

Segundo a OpenAI o novo modelo tem desempenho superior em programação, matemática, escrita, saúde e percepção visual

26/08/2025

GPT-5 chega com promessa de ser mais rápido, inteligente e útil
Tamanho fonte

Por Ricardo Marques da Silva

Lançado neste mês, depois de muita expectativa, o novo sistema de IA GPT-5 da OpenAI já está disponível para todos os usuários na interface web do ChatGPT em sua versão mais simples, enquanto os assinantes Plus contam com acesso ampliado e o Pro permite o acesso a recursos como reflexão estendida para respostas mais precisas. De acordo com um comunicado da empresa, o GPT‑5 é “mais inteligente, rápido e útil” e representa um avanço significativo de inteligência sobre os modelos anteriores, “com desempenho superior em programação, matemática, escrita, saúde, percepção visual e muitas outras áreas”.

As primeiras avaliações independentes compararam o GPT-5 com seu predecessor, o GPT-4, e com o o1, o primeiro modelo de raciocínio da OpenAI, lançado em 2024 apenas para assinantes Plus e Team, que tiveram acesso a um tipo completamente novo de modelo de linguagem que “pensa” ao gerar textos adicionais antes de fornecer a resposta. Com isso, a IA conseguiria resolver problemas mais desafiadores do que os modelos sem raciocínio.

Em uma análise feita para a MIT Technology Review, a especialista Grace Huckins observou: “O GPT-5 proporciona uma experiência de uso mais agradável e fluida. Isso não é pouca coisa, mas está muito aquém do futuro transformador da IA que Sam Altman passou grande parte do último ano promovendo. Altman chamou o GPT-5 de ‘um passo significativo no caminho para a inteligência artificial geral’, e talvez ele esteja certo, mas, se for isso, é um passo muito pequeno”.

Essa crítica foi justificada por Grace com base nas diferenças pouco relevantes percebidas nas respostas dadas ao mesmo prompt pelo GPT-5 e por modelos anteriores, como o GPT-4o. Porém, ela destaca vários pontos positivos, como fazer com que o modelo, e não o usuário, decida se deve aplicar raciocínio a cada consulta. “O fato de a OpenAI lançá-lo para usuários não pagantes sugere que o GPT-5 também é mais barato para a empresa operar. Isso é algo importante: executar modelos poderosos de forma barata e rápida é um desafio complexo, e resolvê-lo é fundamental para reduzir o impacto ambiental da IA”.

Além disso, a OpenAI adotou medidas para reduzir as “alucinações da IA” – ou seja, as afirmações falsas e os erros factuais que comprometem a confiabilidade das respostas dadas pelos bots. “Se esse avanço resistir ao escrutínio, poderá ajudar a abrir caminho para agentes mais confiáveis e seguros”, disse Grace.

Em resumo, segundo a OpenAI e os analistas, entre as novidades do GPT-5 se destacam a capacidade de decidir automaticamente quando aplicar processos mais complexos, mais velocidade e menor custo, raciocínio mais rápido, acesso permitido a usuários não pagantes, redução das alucinações e bom desempenho nos testes.

TAGS

#ChatGPT#GPT-5#inteligência artificial geral

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas