Fórum de Lisboa destaca a urgência da regulamentação da IA
Evento que se encerra hoje na capital portuguesa enfatizou os desafios e os riscos à democracia envolvidos no uso da tecnologia
04/07/202515/05/2025
Por Ricardo Marques da Silva
O governo federal publicou no Diário Oficial da União de segunda-feira, dia 12, uma resolução que cria um grupo de trabalho que terá a responsabilidade de pôr em prática o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), lançado em julho do ano passado. Formado por representantes de 15 órgãos e entidades, o novo comitê deverá atuar nos próximos quatro anos para coordenar o desenvolvimento do plano, que conta com um investimento previsto de R$ 23 bilhões até 2028.
De acordo com a Agência Brasil, o grupo deverá
monitorar a execução do PBIA, apresentar propostas de ajustes ao Comitê Interministerial para a Transformação Digital (CITDigital) durante a implantação do plano e elaborar um relatório anual de acompanhamento de sua execução, entre outras atribuições. Também poderão ser instituídos grupos de trabalho interdisciplinares de assessoramento técnico-científico, a fim de obter subsídios para os projetos do PBIA.
O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, segundo o governo, é um marco histórico para o desenvolvimento tecnológico do país. O objetivo é “transformar o Brasil em referência mundial em inovação e eficiência no uso da IA, especialmente no setor público”, e para isso foi prevista a criação de um supercomputador de alto desempenho, capaz de processar grandes volumes de dados e gerar algoritmos avançados de IA.
Também está entre as metas a criação de infraestrutura tecnológica adequada em áreas como saúde, educação, comércio, meio ambiente, inovação e infraestrutura, com alta capacidade de processamento e desenvolvimento de processadores de IA, incluindo a atualização dos supercomputadores do Laboratório Nacional de Computação Científica, para torná-lo um dos cinco mais potentes do mundo, com alimentação por energia renovável.
Uma das iniciativas-chave para impulsionar a pesquisa em IA é o Instituto de Inteligência Artificial do Laboratório Nacional de Computação Científica, que atuará como um catalisador para a criação de soluções inovadoras em IA. O grupo de trabalho criado no começo da semana terá a participação de representantes do BNDES, da Finep e dos seguintes órgãos públicos e entidades:
. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (coordenação);
. Casa Civil;
. Secretaria de Comunicação;
. Ministério da Fazenda;
. Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos;
. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços;
. Ministério da Educação;
. Ministério da Justiça e Segurança Pública;
. Ministério das Comunicações;
. Ministério das Relações Exteriores;
. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes);
. Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial;
. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
#desenvolvimento tecnológico#pesquisa em IA#Plano Brasileiro de Inteligência Artificial#plano de IA
Evento que se encerra hoje na capital portuguesa enfatizou os desafios e os riscos à democracia envolvidos no uso da tecnologia
04/07/2025Governo propõe uma lei que pretende combater a manipulação da identidade dos cidadãos por meio de IA generativa
02/07/2025Pesquisa feita a partir de entrevistas com 650 líderes de TI e Cybersecurity do Brasil e do mundo mostra que 54% deles dizem que avanço é prejudicado pela ausência de habilidades em IA no time
27/06/2025