AiotAiot


Governo de Portugal dá 750 euros a quem fizer um curso de IA

Prazo de candidatura foi prorrogado até 31 de dezembro e benefício é concedido também a profissionais brasileiros

01/10/2025

Governo de Portugal dá 750 euros a quem fizer um curso de IA
Tamanho fonte

Por redação AIoT Portugal

Os brasileiros que trabalham em Portugal em situação regularizada podem se candidatar a receber até 750 euros (cerca de R$ 4.700,00) por ano para fazer um curso de qualificação em tecnologia, o que inclui inteligência artificial, cibersegurança, gestão de redes sociais, marketing digital, linguagens de programação, tratamento de dados e UX/UI design, entre outras áreas. O benefício Cheque-Formação + Digital é concedido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), com o objetivo de apoiar a transição digital e a manutenção dos postos de trabalho, e pode ser solicitado por portugueses e estrangeiros que exercem atividade profissional no país, empresários e autônomos.

O programa havia sido lançado em 2023 e, em 2025, o prazo previsto para o fim desse apoio era 30 de setembro, mas, devido aos bons resultados alcançados, foi prorrogado por três meses. Os cursos de tecnologia podem ser feitos em uma das mais de 3 mil empresas de formação certificadas pela Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, com aulas presenciais ou online.

Miguel Fontes, secretário de Estado do Trabalho, disse que o Cheque-Formação + Digital conta com 94 milhões de euros no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e, em primeiro lugar, o candidato deve se inscrever em um dos cursos elegíveis e pagar o valor de uma só vez ou em mensalidade. Em seguida, a instituição formadora emitirá a declaração inicial e a fatura, para que seja possível apresentar a candidatura no site do IEFP e submeter a documentação. Depois de receber o certificado, o governo reembolsará o aluno em até 30 dias úteis, e cada candidato pode receber até 750 euros a cada 12 meses.

Até agora já foram submetidas mais de 11 mil candidaturas, com cerca de 8 mil aprovadas e quase 1.500 ainda em análise. É possível pedir reembolsos de mais de uma formação, desde que totalize esse valor. Cada interessado pode receber 1.500 euros de apoio do Estado, relativos a dois anos de curso, e apresentar candidaturas sequenciais, não simultâneas.

TAGS

#cibersegurança#curso de qualificação em Portugal#gestão de redes sociais#inteligência artificial#linguagens de programação#marketing digital#tecnologia#tratamento de dados#UX/UI design

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas