“Não confie cegamente na IA”, recomenda o CEO do Google
Sundar Pichai disse que mesmo os modelos de IA de ponta são sujeitos a erro e o melhor é utilizá-los em conjunto com outras ferramentas
21/11/202517/06/2025

Por redação AIoT Brasil
Nas próximas semanas os assinantes do Google One terão à disposição o recurso de tradução simultânea para o português das conversas em diversos idiomas mantidas na plataforma. A novidade foi anunciada durante o evento Google for Brasil 2025, realizado no dia 10 de junho, quando foram comemorados os 20 anos da chegada da empresa no país.
O Google também anunciou ainda a disponibilização em português dos recursos “Anota pra Mim” no Meet, “Quero Ajuda para Criar” no Docs, “Quero Ajuda para Analisar” no Planilhas e o Gemini no chat. A tradução no Meet, que deverá chegar aos clientes corporativos do Workspace até o fim do ano, ocorrerá “quase em tempo real, com baixa latência”, segundo a big tech, e beneficiará quem estiver em uma chamada com uma pessoa cujo idioma não fala: “Você ouvirá cada interlocutor com sua própria voz e sua personalidade se refletindo, o que ajudará na identificação dos participantes e a ter conversas em grupo com mais facilidade”, disse a empresa, em comunicado à imprensa.
De acordo com o Google, a tradução por IA preserva as características da fala para que a experiência pareça familiar e clara, priorizando a conexão humana, e o resultado é uma conversa mais autêntica e natural. Para mostrar como funciona a ferramenta, foi divulgado este vídeo de demonstração:
Quanto ao recurso “Anota pra Mim” no Meet, a captura das anotações é feita automaticamente, para que o usuário se concentre em outras tarefas ou participe de maneira mais ativa na conversa, e o conteúdo é anexado no evento do Google Agenda para ser acessado sempre que necessário. “Muito mais do que uma ferramenta de transcrição de reunião, o ‘Anota pra Mim’ possui como modelo de linguagem o Gemini, a IA mais capaz do Google, conseguindo compreender o assunto em discussão e até sugerir ações em um resumo no Google Docs”, explicou a empresa, que já liberou a funcionalidade para usuários do Google One e clientes corporativos do Workspace, em português.
Alberto Zafani, líder do Google Workspace no Brasil, disse que a cada mês o serviço fornece 2 bilhões de assistências de IA aos seus usuários e permitiu que os profissionais brasileiros economizassem mais de 194 horas de trabalho por ano, além de 184 horas por meio de reuniões e colaborações. “Com a IA integrada ao Google Workspace, estamos democratizando o acesso à inteligência artificial para organizações de todos os tamanhos, sem barreiras. Atualmente, 75% dos usuários diários do Gemini para Workspace dizem perceber uma melhora na qualidade do trabalho”, acrescentou.
#Google Meet#Google Workspace#inteligência artificial#tradução simultânea

Sundar Pichai disse que mesmo os modelos de IA de ponta são sujeitos a erro e o melhor é utilizá-los em conjunto com outras ferramentas
21/11/2025
Pesquisa IT Trends Snapshot prevê que em 2026 a prioridade será a segurança das informações, seguida da eficiência operacional
17/11/2025
Uma das inovações é o Raciocínio Geoespacial, que permite a conexão automática de diferentes modelos de IA da Terra
14/11/2025