Microsoft abre inscrições para cursos gratuitos de IA com foco em mulheres
Programa Elas na IA foi criado especialmente para mulheres cis ou trans que pretendem obter conhecimentos práticos em inteligência artificial
23/04/202522/04/2025
Por redação AIoT Brasil
O Google lançou no Brasil um programa gratuito destinado a ajudar as empresas jornalísticas a impulsionar a transformação digital por meio da qualificação em áreas como inteligência artificial e análise de dados. Na primeira etapa, serão selecionados 40 veículos, e as inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, 25 de abril, neste link, com as atividades se iniciando em maio.
De acordo com o Google, o objetivo do programa é ajudar as empresas de mídia a aumentar a receita, o engajamento da audiência e a eficiência operacional, por meio de uma série de iniciativas, entre as quais uma parceria com a Blue Engine Collaborative, que atua na área de estratégia digital, além de cinco laboratórios ao longo do ano. Os veículos também contarão com o apoio da FT Strategies, uma consultoria do jornal britânico Financial Times, que analisará as oportunidades tecnológicas de cada empresa.
Os laboratórios serão adaptados às diferentes realidades dos veículos e abordarão desde conceitos básicos de aprendizado de máquina até aplicações avançadas de IA generativa, ferramentas de personalização e estratégias de monetização, explicou o Google. Os participantes indicados pelos veículos terão sessões ao vivo e contarão com mentorias individuais conduzidas por especialistas. No fim do treinamento, as empresas poderão receber consultoria técnica especializada, para a aplicação prática das soluções desenvolvidas durante o programa.
Em uma matéria publicada no site da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, presidente-executivo da entidade, destacou que desde o advento da era digital os jornais estiveram na linha de frente da transformação dos processos jornalísticos: “Agora a IA acelerou essa necessidade. Com o programa proporcionado pelo Google, os jornais poderão identificar novas oportunidades de inovação e colocá-las imediatamente em prática”, disse.
Sabrina Passos Cimenti, diretora de Programas da Blue Engine para as Américas, acrescentou: “Acreditamos que a IA pode promover transformações perenes na forma como as empresas de mídia expandem seu público e estabelecem fontes de receita mais sólidas. Esse programa irá muito além da teoria, fornecendo sugestões práticas e um espaço de troca de experiências entre as organizações participantes”.
#analise de dados#aprendizado de máquina#eficiência operacional#engajamento da audiência#estratégia digital#google#IA generativa#inteligência artificial#Jornada de IA#mídia
Programa Elas na IA foi criado especialmente para mulheres cis ou trans que pretendem obter conhecimentos práticos em inteligência artificial
23/04/2025Opções de implantação incluem ambiente de nuvem privada virtual e monitoramento automatizado das operações
17/04/2025Estudo inédito da OpenAI desvenda a maneira como o chatbot afeta o bem-estar das pessoas e permite a criação de vínculos
16/04/2025