AiotAiot


Google e CET usarão IA para melhorar o trânsito do RJ

Anúncio faz parte de um pacote de soluções de sustentabilidade lançado pela gigante da área da tecnologia; projeto prevê o uso de inteligência artificial em grandes cidades, a começar pelo Rio de Janeiro

07/10/2021

Google e CET usarão IA para melhorar o trânsito do RJ
Tamanho fonte
*Foto header: Tecnologia quer adicionar inteligência aos semáforos/Reprodução Google Discovery

Por redação AIoT Brasil

Um objetivo ambicioso – melhorar o trânsito da cidade do Rio de Janeiro – está entre os projetos anunciados pelo Google em 5 de outubro, como parte de um pacote de iniciativas relacionadas à sustentabilidade. De acordo com a empresa de tecnologia, a intenção é usar inteligência artificial para tornar mais eficiente o sistema de semáforos da capital fluminense e, como ganho adicional, reduzir o consumo de combustível e as emissões de carbono.

Para pôr a ideia em prática, foi firmada uma parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) do Rio de Janeiro, que deve se iniciar nos próximos meses, com base em uma experiência bem-sucedida em Israel. De acordo com Sundar Pichai, CEO do Google, um projeto-piloto implantado naquele país mostrou que é possível reduzir entre 10% e 20% o consumo de combustível e o tempo de espera nos cruzamentos. “Estamos animados em expandir esse piloto para o Rio de Janeiro e outras cidades”, disse Pichai.

Basicamente, não há nada muito diferente do que já se faz há muito tempo em cidades da Europa e dos Estados Unidos por meio da sincronização dos semáforos. A diferença é a incorporação de inteligência artificial ao sistema, para treinar modelos que controlam a mudança dos sinais luminosos de acordo com as condições do tráfego em cada esquina, a fim de localizar ineficiências e paradas desnecessárias. “É apenas o começo. Com base nesses resultados promissores, estamos agora iniciando um novo piloto no Rio de Janeiro e conversando com outras cidades ao redor do globo”, disse Kate Brandt, diretora de sustentabilidade do Google.

Outra novidade é o recurso adicionado ao serviço Google Flights de apoio à compra de passagens aéreas, que permite saber o volume de emissão de CO2 associado a cada voo. Com essa informação torna-se possível escolher opções de viagem por rotas em que a quantidade de gases emitidos pelo avião seja menor. Segundo o Google, a funcionalidade estará disponível no Brasil “em breve”.

O anúncio do pacote de sustentabilidade destacou também a meta do Google de zerar suas emissões de carbono até 2030. Nesse sentido, foi divulgada também uma mudança na plataforma de reservas de hotéis, para que a pessoa possa escolher um estabelecimento que manifeste o compromisso de adotar práticas sustentáveis. O usuário conseguirá ver, por exemplo, se o hotel dispõe de sistemas relacionados à economia de água e energia e de destinação de resíduos.

Outras iniciativas incluem novos recursos no Google Finance, serviço que divulga informações do mercado financeiro, que ganhará uma pontuação de sustentabilidade de acordo com critérios que avaliam políticas referentes a impacto ambiental e a mudanças climáticas. O objetivo é apresentar uma “carteira de investimentos sustentável”.

Algumas das novidades ainda não estão disponíveis no Brasil, como rotas rodoviárias com menor impacto e ferramenta de pesquisa de mudanças climáticas no sistema de busca, com informações de fontes confiáveis. Esse último recurso deverá ser lançado no final de outubro nas versões em inglês, francês e espanhol.

Google Flights permitirá a escolha do voo de acordo com a emissão de CO2/Divulgação Google

TAGS

#emissão de CO2#emissões de carbono#google#Google Finance#Google Flights#google no transito#inteligência artificial#sustentabilidade

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas