Memorando de Joe Biden relaciona a IA à segurança nacional
Documento emitido no dia 24 afirma que quando mal utilizada a tecnologia pode “minar instituições e processos democráticos”
29/10/202413/06/2024
Por redação AIoT Brasil
Na sexta edição do evento Google for Brasil, realizado esta semana em São Paulo, a big tech anunciou uma série de novos recursos para os usuários do país, entre as quais se destaca uma inédita funcionalidade antirroubo para Android, que detecta mudanças súbitas de direção do celular.
Trata-se de um projeto-piloto, em fase beta, a ser lançado em julho apenas no Brasil, que bloqueia automaticamente a tela em caso de tentativa de furto por meio de funções como o “Bloqueio rápido remoto” e o “Bloqueio de dispositivo off-line”.
As novidades foram divulgadas por James Manyika, vice-presidente de pesquisa, tecnologia e sociedade do Google, e incluem o assistente virtual personalizado NotebookLM, que passa a ser impulsionado pelo modelo de IA Gemini 1.5 Pro. De acordo com o executivo, com apenas um clique a ferramenta verifica a fonte original de uma informação para se aprofundar no tema. Também permite fazer perguntas a respeito de imagens, gráficos e diagramas de slides, PDFs e documentos, graças às capacidades multimodais nativas do Gemini 1.5 Pro.
Especialmente para pequenas e médias empresas, o Google apresentou novos recursos e parcerias para aprimorar a experiência na Busca e no Google Maps. “Com o objetivo de impulsionar a digitalização, as novidades incluem outros recursos no perfil da empresa que permitem opções de agendamento nas áreas de saúde e beleza, integração com redes sociais e uso de IA para digitalizar cardápios em bares e restaurantes”, explicou a companhia.
Além do lançamento de produtos, o evento serviu também para divulgar as iniciativas de caráter social do Google no Brasil, como a expansão da cobertura dos alertas de previsão de enchentes ribeirinhas, com 300 novas localidades, e o projeto Green Light, de otimização de semáforos no Rio de Janeiro com a ajuda de IA.
James Manyika afirmou que, segundo a consultoria Access Partnership, o Google movimentou mais de R$ 188 bilhões no Brasil em 2023, por meio das plataformas Busca, Ads, AdSense, Google Play, Cloud e YouTube. Além disso, a empresa disse que investiu em mais de 20 iniciativas “que estão beneficiando cerca de 160 mil pessoas de 143 cidades em 19 estados brasileiros”. E acrescentou: “A partir de 2024, o processo de seleção de novos projetos será recorrente e qualquer instituição poderá se inscrever para receber recursos no site https://google.incentiv.me/”.
O Google informou ainda que, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), vai doar 70 mil bolsas de estudo para a formação de jovens e adultos “de grupos socialmente mais vulneráveis” e entregará novos certificados gratuitos por meio da plataforma Cloud Skill Boost, para estudantes de instituições de ensino superior e de escolas técnicas.
“São três novos cursos focados em IA generativa, segurança cibernética e análise de dados, 100% online. Desde janeiro de 2023, mais de 45 mil pessoas no Brasil participaram de programas do Google Cloud. Atualmente, são mais de 250 universidades e escolas técnicas oferecendo conteúdo para aprimorar o currículo dos alunos”, completou.
#analise de dados#antirroubo para Android#assistente virtual#digitalização#Green Light#IA generativa#IA no Gmail#otimização de semáforos#previsão de enchentes#seguranca cibernetica
Documento emitido no dia 24 afirma que quando mal utilizada a tecnologia pode “minar instituições e processos democráticos”
29/10/2024A quantia é oferecida a pesquisadores de segurança que conseguirem executar um ataque remoto aos dados com código arbitrário
28/10/2024Novo app identifica golpes em mensagens, chamadas de vídeo e redes sociais, oferecendo mais segurança aos consumidores em tempo real
24/10/2024