AiotAiot


Golpistas usam IA generativa para vender Ozempic falsificado

Material altamente sofisticado convence as pessoas a comprar canetas de emagrecimento e outros medicamentos potencialmente perigosos

26/11/2025

Golpistas usam IA generativa para vender Ozempic falsificado
Tamanho fonte

Por Ricardo Marques da Silva

Uma investigação feita pela multinacional de cibersegurança Check Point Software comprovou a chegada de uma nova onda de golpes em que são usadas ferramentas de IA generativa para convencer os consumidores a comprar canetas emagrecedoras como Ozempic e Wegovy e outros medicamentos falsificados. O que mais chamou atenção foi o alto nível de sofisticação do material utilizado pelos golpistas, que reproduzem a identidade visual de organizações de saúde e replicam logotipos, certificados e outros elementos institucionais para criar uma aparência de legitimidade.

Amit Weigman, engenheiro de segurança de gestão de riscos empresariais da Check Point disse que esses golpes envolvendo medicamentos representam um patamar totalmente novo de fraude. “Os criminosos não falsificam apenas o produto. Eles recriam todo o ecossistema ao redor dele. Com o apoio da IA, em poucos minutos eles conseguem criar falsos perfis de médicos e farmacêuticos, avaliações, embalagens e até logotipos de sistemas nacionais de saúde de diversos países. Para o público em geral, tudo isso passa facilmente por legítimo”, alertou.

Os pesquisadores da Check Point destacaram que a fraude ultrapassa o golpe financeiro e envolve questões graves de saúde, já que as vítimas são levadas a comprar e consumir substâncias não aprovadas e potencialmente perigosas por meio de prescrições ilícitas. Tudo indica que os golpistas agem de forma coordenada e formam uma rede internacional, com anúncios dos falsos produtos em redes como Instagram, TikTok e YouTube.

Na investigação, os especialistas identificaram vídeos deep fake e sites gerados por IA que replicaram a identidade visual dos serviços nacionais de saúde dos Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha e Itália, com os devidos logotipos oficiais, depoimentos de médicos e pacientes, embalagens dos medicamentos, estudos clínicos e imagens de “transformação em sete dias” – tudo falsificado.

Amit Weigman disse que é cada vez mais difícil precaver-se contra esse tipo de golpe, porque a IA generativa permite falsificações quase perfeitas, que parecem autênticas e confiáveis. De acordo com o especialista da Check Point Software, a segurança preventiva apoiada por IA é essencial para conter essa nova onda de fraudes bem estruturada e em larga escala, antes que chegue aos consumidores mais vulneráveis, num momento em que a demanda por medicamentos à base de GLP-1, como o Ozempic, está em alta.

TAGS

#canetas de emagrecimento#cibersegurança#GLP-1#golpe dos medicamentos#IA generativa#medicamentos falsificados#novo golpe#Ozempic#Ozempic falsificado#vídeos deep fake

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas