AiotAiot


Genesis lança assistente virtual para o agronegócio

Ferramenta envia pelo WhatsApp informações das operações de transporte e logística e da classificação da qualidade de cargas de soja e milho

29/03/2022

Genesis lança assistente virtual para o agronegócio
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

O Genesis Group, uma plataforma de soluções para o setor agrícola, acaba de lançar uma assistente virtual com inteligência artificial que, pelo WhatsApp, fornece informações relacionadas à classificação de grãos e permite o monitoramento dos embarques e da movimentação de cargas de milho e soja. Chamado de Eva, o bot começou a ser desenvolvido há pouco mais de um ano e vem sendo testado por parceiros e clientes da empresa, cuja matriz fica em Ibiporã, no Paraná.

A Genesis foi fundada em 2001 para oferecer soluções às cadeias produtivas de grãos, leite e carne bovina. Atualmente, tem cerca de 30 bases operacionais em polos de produção agrícola e, com mais de 1.700 funcionários, atua em 900 municípios do país. Com base em dados do Ministério da Agricultura, da Embrapa e da Universidade de Brasília, a empresa diz que a produção brasileira de grãos deverá atingir 333,1 milhões de toneladas nos próximos dez anos, com um acréscimo de 71 milhões de toneladas em relação ao resultado da safra 2020/2021 e taxa de crescimento de 2,4% ao ano.

A nova assistente virtual se destina a apoiar os produtores a tomar decisões mais assertivas na classificação e no despacho de grãos. Segundo Janderson Fernandes Barros, coordenador operacional do grupo, para que as tradings obtenham informações dos locais de embarque, dos caminhões que aguardam o carregamento e da classificação de qualidade dos produtos, é necessário fazer uma verificação em painéis ou sistemas, o que torna lento e burocrático o processo de tomada de decisão. “Com a Eva, em poucos cliques é possível ter em tempo real todos os dados das cargas. Atualmente, no mercado de classificação de grãos, essa ferramenta representa um grande diferencial, em que o cliente pode se apoiar para decidir com rapidez”, afirmou Barros.

Ele explica que a assistente virtual também permite o gerenciamento de contratos e operações, assim como informa as divisões de serviços abertos por região e a quantidade de produto que já foi retirada: “É possível acompanhar o andamento dos caminhões que foram classificados e a qualidade dos produtos. Além disso, a assistente foi programada para mostrar quais são as fazendas de origem e até a placa do veículo”.

Outro diferencial é a possibilidade de programar a assistente para enviar informações específicas a cada cliente, em tempo real. Futuramente, de acordo com Barros, a ferramenta deverá ganhar novas funcionalidades, a fim de ser utilizada também por transportadoras.

TAGS

#assistente virtual#bot eva#classificação de grãos#grãos#inteligência artificial#setor agrícola#whatsapp

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas