Expresso Talks é finalista do Prêmio Jatobá 2024
Programa de entrevistas, criado pela Punto Comunicação e patrocinado pela MediaTek, foi vencedor no ano passado e disputa agora o “bicampeonato”
01/11/202402/10/2023
Por redação AIoT Brasil
Mais de 30 mil visitantes, 800 palestrantes, 250 marcas expositoras e 200 horas de conteúdo: esse é o cenário previsto para edição de 2023 do Futurecom, evento de inovação, conectividade e transformação digital que se realizará de 3 a 5 de outubro no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5).
Neste ano, o tema central é “Connecting the interactions – A era da interação de dados, pessoas e negócios conectados”, que vai destacar o protagonismo do 5G e as múltiplas aplicações da tecnologia em setores como saúde, educação, indústria, varejo, agronegócio, bancos e meios de pagamentos.
No dia 4, às 15h, será apresentado um estudo da consultoria Omdia que investigou o lançamento do 5G no mundo e mostrou o potencial das redes privativas e o avanço da conexão de quinta geração no Brasil – a expectativa é de que até 2027 61% dos acessos no país sejam em 5G.
Outra novidade ficará por conta do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), que apresentará a Pailot, uma plataforma que integra inteligência artificial e internet das coisas e fornece relatórios precisos, análises avançadas e previsões estratégicas, principalmente para a indústria 4.0. O CPQD também exibirá a plataforma de software C2n, que implementa um core de rede para redes privativas 4G e 5G e serviços FWA (Fixed Wireless Access), com acesso sem fio.
Segundo os organizadores, entre outros temas que terão visibilidade no Futurecom estão inteligência artificial, sistemas de cibersegurança, o uso crescente de IoT no setor industrial, sustentabilidade energética, redes privativas e de acessos de borda em nuvem e OpenRAN, ou Open Radio Access Networks, um movimento criado para democratizar partes da rede de telecomunicação sem depender de grandes fabricantes.
A Huawei levará para o evento um caminhão itinerante 5G Truck para uma apresentação sobre 5G e a transformação digital, numa iniciativa em parceria com o Senai Cimatec, a Universidade Federal do Tocantins, a Faculdade de Engenharia de Sorocaba e o Instituto Iracema, do Ceará. O veículo estará equipado com instalações de 5G e transformação digital para mostrar como a tecnologia digital pode ser aplicada nos vários setores da economia.
A solenidade de abertura do evento, às 9 horas desta terça-feira, deverá ter a participação de Juscelino Filho, ministro das Comunicações, enquanto Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, fará parte do painel “Novos horizontes para a indústria nacional”.
Entre as empresas que vão exibir seus produtos e serviços estão Dell, DocuSign, Embratel, Huawei, American Tower, Inatel, Infineon, LabRetail, NEC, Nokia, NTT Data, Octágora, P&D Brasil e Venko Networks – no QR code abaixo é possível ver a relação completa das marcas expositoras.
#5G#conectividade#Futurecom#IA#inovação#interação de dados#tecnologia digital#transformação digital
Programa de entrevistas, criado pela Punto Comunicação e patrocinado pela MediaTek, foi vencedor no ano passado e disputa agora o “bicampeonato”
01/11/2024José Carlos Brunoro, medalhista olímpico e ex-CEO do Palmeiras, e Eduardo Brunoro, diretor da TPV/Philips, falam sobre a falta de uma política esportiva no Brasil, gestão e inovação tecnológica
16/08/2024Anel com inteligência artificial, AI PCs, vídeo com IA generativa em tempo real e computação ambiental pré-6G estão entre as novidades da feira, que acontece esta semana em Barcelona
27/02/2024