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Fim de ano requer proteção extra contra fraudes online

Empresa de cibersegurança sugere medidas de proteção para empresas de comércio eletrônico, por conta do crescimento de golpes no Natal e em promoções como Black Friday e Cyber Monday

17/11/2021

Fim de ano requer proteção extra contra fraudes online
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Por redação AIoT Brasil

As festas de fim de ano se aproximam e, principalmente nas empresas de e-commerce, cresce a preocupação com as fraudes online, que requerem medidas adicionais a fim de evitar prejuízos e manter a confiança do consumidor. De acordo com a plataforma de cibersegurança Vesta, no seu primeiro Relatório de Fraude Global Card Not Present, os golpistas se tornam mais agressivos nos períodos de férias, celebrações e promoções como a Black Friday e a Cyber Monday.

No Brasil, o risco se acentua também devido ao crescimento significativo no número de contas bancárias digitais, que em julho deste ano ultrapassou os 200 milhões, segundo levantamento da Fingerprints, o que abre um espaço maior para a ação dos hackers. Para evitar esse tipo de golpe, a Vesta sugere algumas medidas de proteção que podem ser adotadas pelas empresas de comércio eletrônico, algumas com o uso de inteligência artificial e machine learning.

É recomendável, por exemplo, contar com mais recursos de controle do que apenas a revisão manual das vendas e procurar ferramentas baseadas em IA, tecnologia que, segundo a Vesta, tornou-se um pilar fundamental no processo de detecção de fraudes. “Modelos sofisticados de aprendizado de máquina podem fazer conexões entre pontos de dados transacionais diferentes, que humanos simplesmente não conseguem detectar. A implementação de uma solução baseada em aprendizado de máquina pode fornecer aos clientes uma experiência com altos padrões de segurança, capaz de se adaptar rapidamente às mudanças e melhorar continuamente”, explica a empresa.

Outra sugestão é o uso de autenticação 3-D Secure (3DS), de três domínios, para evitar o uso não autorizado de cartões de crédito em compras online. Com esse protocolo, de acordo com a Vesta, ao inserir os detalhes de pagamento online o comprador precisa confirmar sua identidade por meio de uma página de autenticação 3DS do seu provedor de cartão e fornecer a senha associada ao banco ou um código de autenticação único, enviado ao celular. A transação é aprovada só depois que a autenticação é verificada, o que fornece um nível adicional de segurança para a empresa e o cliente.

A autenticação biométrica no processo de pagamento também é eficaz na prevenção de fraudes, pois a tecnologia avalia as características físicas de uma pessoa para validar a identidade, como impressões digitais ou reconhecimento facial. Além disso, a Vesta lembra a importância da adoção de uma política clara de devolução, troca e reembolso, a fim reduzir o número de disputas de estorno e evitar a chamada “fraude amigável”. Isso ocorre quando um cliente usa o processo de devolução para obter um reembolso indevido, por engano ou propositalmente.

Perdas online do varejo crescem nas promoções/Robinraj Premchand/Pixabay – Divulgação Vesta

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