Ruckus lança MDU 360, com foco em IA e Wi-Fi 7
Tendo como base a plataforma Ruckus One, solução oferece novas capacidades de gerenciamento inteligente de rede e soluções integradas para redes sem fio
01/12/202511/12/2025

Por redação AIoT Brasil
A Arqia, empresa especializada em conectividade IoT e M2M e integrante do grupo global Wireless Logic, investe na adoção de sua solução de VoLTE (Voice over LTE) no país, impulsionada pelo fim das redes 3G. Um dos principais casos de sucesso é o da Verisure, companhia europeia da área de sistemas de alarme monitorado, que incorporou o VoLTE da Arqia em seus equipamentos de segurança conectados.
Com o desligamento progressivo das redes 3G no Brasil, soluções baseadas em VoLTE (Voice over LTE) ganham força como novo padrão de comunicação . Segundo a empresa, a tecnologia, que transmite voz diretamente pela rede 4G, sem a necessidade de alternar para 3G, oferece chamadas mais estáveis, com menor latência e áudio superior, além de otimizar o uso da infraestrutura móvel.
“O VoLTE é uma evolução natural do ecossistema IoT, permitindo que dispositivos de missão crítica usufruam de comunicação de voz e dados com qualidade e confiabilidade. A parceria com a Verisure demonstra como essa tecnologia agrega valor real à operação e à experiência do usuário final”, destaca Eduardo Resende (foto), Diretor de Customer Journey & Marketing da Arqia.
Nos dispositivos de alarme 4G da Verisure, o recurso de fala e escuta do ambiente é essencial para o contato direto entre cliente e central de monitoramento. Antes da integração, o sistema precisava recorrer ao fallback, processo em que o dispositivo alterna entre redes — por exemplo, do 4G para o 3G — para manter uma chamada de voz ativa. Essa troca, porém, pode gerar interrupções momentâneas e aumentar o risco de falhas de conexão.
Com o VoLTE da Arqia, essa necessidade desaparece: a comunicação ocorre integralmente sobre o 4G, o que garante continuidade da conectividade, maior estabilidade e segurança na operação, fatores cruciais em aplicações de monitoramento e resposta rápida.
“Encontramos no VoLTE a solução ideal para manter o serviço de fala e escuta com o desempenho que nossos clientes exigem. A diferença é perceptível tanto na qualidade da comunicação quanto na taxa de sucesso das conexões”, explica Henrique Chimara, diretor de Tecnologia e Produtos da Verisure.
Atualmente, cerca de 30% da base de clientes da Verisure já operam em 4G, e a meta é migrar todo o portfólio até 2026. Todas as novas ativações já são feitas com VoLTE ativo, em um ritmo de crescimento de aproximadamente 10% ao ano.
Segundo a Arqia, a transição para o VoLTE representa um passo estratégico rumo à modernização da conectividade celular para IoT, especialmente em aplicações críticas como segurança, monitoramento remoto e telemetria. A empresa fornece infraestrutura, suporte técnico e evolução contínua da plataforma, apoiando seus parceiros nessa migração tecnológica.
#3G#4G#internet das coisas#IoT#LTE

Tendo como base a plataforma Ruckus One, solução oferece novas capacidades de gerenciamento inteligente de rede e soluções integradas para redes sem fio
01/12/2025
Simples e despojado, o novo dispositivo é alimentado pela IA Qwen e, por enquanto, está disponível somente na China
28/11/2025
Monitoramento em tempo real de máquinas agrícolas garante manutenção preditiva, prevenção de roubos e dados estratégicos para seguradoras
25/11/2025