AiotAiot


Ferramenta de IA promete acelerar desenvolvimento de games

Denominada Game Worlds, a solução da Runway promete auxiliar usuários a criar jogos com base em prompts

17/07/2025

Ferramenta de IA promete acelerar desenvolvimento de games
Tamanho fonte

Por Bruno Gonçalves de Macedo

Nos últimos anos, o público gamer testemunhou diversas desenvolvedoras de jogos em apuros no momento de colocar seus produtos no mercado. Em alguns casos, as empresas adiaram o lançamento de seus games, como aconteceu recentemente com GTA VI. Em outros, para cumprir a data de lançamento, os jogos chegaram ao público antes da hora. Cyberpunk 2077, por exemplo, saiu em dezembro de 2020, com má otimização e diversos bugs – foi inclusive removido da Playstation Store. Mais de um ano depois, em fevereiro de 2022, a CD Projekt RED, produtora do game, lançou uma atualização que corrigiu grande parte dos problemas, e os jogadores finalmente puderam desfrutar do jogo da forma que a empresa idealizou. O jogo deu a volta por cima e se tornou um sucesso, virou até série da Netflix.

É contra esse pano de fundo que surge a proposta de uma ferramenta de IA que promete ajudar os desenvolvedores, acelerar reduzir os entraves no processo de criação de um jogo. A startup Runway, que já atua em produções audiovisuais de Hollywood com soluções de IA generativa, batizou de “Game Worlds” a novidade que pretende conquistar espaço nos corações, mentes e bolsos da indústria gamer.

À primeira vista é tudo meio rudimentar, com uma interface de bate-papo que suporta apenas geração de textos e imagens. Mas, em entrevista ao The Verge, o CEO da Runway, Cristóbal Valenzuela, disse que a empresa está em negociações com desenvolvedoras para que estas usem sua tecnologia, a fim de treiná-la com os datasets utilizados pelos desenvolvedores. “Se conseguimos ajudar um estúdio a fazer um filme 40% mais rápido, provavelmente seremos capazes de ajudar os desenvolvedores de jogos a fazerem jogos mais rapidamente”, complementa.

Se você pretende dar uma olhada na ferramenta, esqueça. Por enquanto, apenas alguns jornalistas podem ter acesso a ela. A ideia é que ela seja disponibilizada para o público geral, mas ainda não há uma data definida para isso.

TAGS

##IAnoDesenvolvimentoDeJogos##IAParaGames##IndústriaGamer##InovaçãoGamer##StartupsDeTecnologia#inteligência artificial

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas