FedEx testa IA em vans elétricas para combater roubo de cargas
Desenvolvida pela startup T4S Tecnologia, a solução conta com câmeras com inteligência artificial interligadas com o Centro de Operações de Segurança (SOC) da FedEx
03/01/2024
Tamanho fonte
Foto: Divulgação
Por redação AIoT Brasil
De olho no combate ao roubo de cargas, a FedEx Express está testando vans elétricas equipadas com inteligência artificial, em São Paulo. A solução, desenvolvida pela startup T4S Tecnologia, conta com câmeras com inteligência artificial interligadas com o Centro de Operações de Segurança (SOC) da FedEx, permitindo o monitoramento visual da operação em tempo real, visibilidade do veículo por meio de alertas inteligentes e outros dispositivos para evitar roubos.
O objetivo é verificar como é possível avançar na capacidade de reação preventiva para proteção do motorista, da carga e do veículo. Ter informações prontamente permite à empresa contatar com mais rapidez a polícia e equipes de resposta de emergência, ajudando a garantir a segurança das pessoas da equipe, dos ativos e das remessas dos clientes.
Os veículos contam, também, com blindagem elétrica que dificulta o rompimento da sua estrutura ao acionar uma descarga elétrica suficiente para interromper a ação criminosa sem causar danos físicos. Essa mesma tecnologia é usada em parte da frota de caminhões da empresa no Brasil.