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Fãs de esportes aprovam o uso de IA em jogos e competições

Estudo da IBM revela que as novas tecnologias oferecem muitas oportunidades para aumentar o engajamento dos torcedores

29/07/2024

Fãs de esportes aprovam o uso de IA em jogos e competições
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Por redação AIoT Brasil

O uso de recursos de inteligência artificial nas experiências esportivas digitais é aprovado pela maioria dos fãs, que valorizam a análise de dados, as atualizações em tempo real e o conteúdo personalizado. Esse foi um dos dados coletados em uma nova pesquisa global da IBM, com o título “Atitudes esportivas e comportamentos globais”, que avaliou o engajamento de fãs, as tendências e as mudanças no consumo esportivo, entre outras abordagens.

Os fãs estão otimistas em relação ao impacto da IA nos esportes, o que abre caminho para experiências alimentadas pela tecnologia, e 63% dos entrevistados apontaram a análise de dados como a novidade mais positiva nas interações esportivas. Quando se trata da maneira como a IA generativa pode melhorar o engajamento, foram identificadas as atualizações em tempo real (34%) e o conteúdo personalizado (29%) como as principais prioridades.

Além disso, 56% dos entrevistados recorrem às mídias sociais para obter conteúdo esportivo adicional e 46% gostam de transmissões ou vídeos, enquanto 35% se concentram nas notícias. Os vídeos com os melhores momentos da competição figuram como o conteúdo adicional preferido por 64% das pessoas, e 48% gostam de reprises e análises pós-jogo.

Em relação às faixas etárias, o estudo confirmou que os jovens são mais favoráveis ao uso de recursos aprimorados por IA, à medida que recorrem cada vez mais às plataformas digitais para consumir conteúdo esportivo. Os fãs entre 18 e 29 anos utilizam celular ou tablet como principal dispositivo para acompanhar eventos esportivos e a maioria indica o streaming por assinatura como o canal mais popular. Mais da metade (58%) dos entrevistados de 18 a 29 anos também acredita que a IA terá um impacto positivo nos esportes.

Já os entrevistados de faixas etárias mais velhas permanecem fiéis aos métodos tradicionais de consumo, com a transmissão aberta sendo mais popular entre os que têm mais de 45 anos. Entre os entrevistados com mais de 55 anos, 40% acreditam que a IA terá um impacto positivo nos esportes.

“Em todo o mundo, os fãs estão adotando plataformas e soluções que lhes permitem se sentir mais conectados e informados sobre os eventos esportivos e atletas favoritos, e o estudo confirma que isso inclui adotar tecnologias como a IA para oferecer essas experiências”, disse Noah Syken, vice-presidente de parcerias esportivas e entretenimento da IBM.

A pesquisa ouviu 18.082 fãs de esportes acima de 18 anos nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Índia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita. Os entrevistados seguem um ou mais dos seguintes esportes: futebol, críquete, tênis, basquete, beisebol, rugby, golfe, futebol americano, corridas de F1, atletismo, natação e olimpíadas.

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