AiotAiot


Farma Ventures incorpora a startup Proffer

Corporate do varejo farmacêutico já soma oito empresas em seu portfólio e agora vai oferecer soluções de IA ao segmento

13/04/2022

Farma Ventures incorpora a startup Proffer
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Lançada há dois anos, a Farma Ventures acaba de anunciar a captação da startup Proffer, que desenvolve software de gestão inteligente de preços para farmácias. Com essa operação, o grupo de empreendimentos corporativos passa a ter um portfólio com oitos startups, que já receberam mais de R$ 2,1 milhões de investimento, o que elevou sua avaliação para R$ 45 milhões.

A nova incorporação se destina a oferecer soluções de inteligência artificial para o varejo farmacêutico, segmento prioritário da Farma Ventures, criada pelas redes Drogal e Indiana com mentoria da agência de investimento Top Capital e modelo de negócio da FCJ Venture Builder. Entre as áreas de atuação estão automação de pontos de venda, soluções omnichannel, gestão de preços e estoque, serviços de saúde, inteligência de mercado e gestão de pessoal.

De acordo com a Proffer, para as farmácias é difícil aumentar a margem sem perder clientes para a concorrência. Para isso, o uso de tecnologias como a IA pode melhorar o posicionamento dos preços de medicamentos e determinar os melhores valores, com base em variáveis como o comportamento do mercado e os índices da inflação.

Nesse sentido, a startup oferece uma plataforma inteligente com algoritmos que sugerem os preços mais adequados para cada produto, seguindo também o histórico da base do negócio. “Há itens que são mais elásticos e respondem mais ao preço — se aumentar, o cliente vai embora. E alguns são menos elásticos. Ao rebalancear o kit de vendas, a farmácia consegue aumentar alguns preços e manter outros constantes, e nesse meio tempo é possível fazer o repasse de custo, manter a margem e, eventualmente, ganhar receita”, explicou Vinícius Pantoja, cofundador e diretor de tecnologia da Proffer.

Giovanni Oliveira, diretor de operações da Farma Ventures, disse que a empresa acompanha a movimentação das startups do setor, a fim de tornar viável sua participação no mercado: “O caso da Proffer não é diferente. Em conjunto, estamos trabalhando na busca de soluções que potencializam e inovam a gestão do varejo farmacêutico”.

Com a captação, a Farma Ventures passa a atuar como cofundadora da Proffer e deve assegurar apoio estratégico à startup, que, por meio da parceria, pode ampliar seu acesso ao mercado farmacêutico e a fundos de investimento, além de buscar melhorias nos processos administrativos, de marketing e de vendas.

TAGS

#gestão inteligente de preços#inteligência artificial#omnichannel#varejo farmacêutico

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas